O ATENEU NORTE-RIO-GRANDENSE NA PERSPECTIVA DE MARIA MARTA DE ARAÚJO: uma análise historiográfica

Autores

  • Arthur Cassio de Oliveira Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

História da Educação. Ensino Secundário. Historiografia.

Resumo

Um dos trabalhos inaugurais sobre a História da Educação no Rio Grande do Norte é a dissertação de Mestrado da intelectual potiguar Maria Marta de Araújo intitulada “Origens e tentativas de organização da rede escolar do Rio Grande do Norte: da colônia à Primeira República”, defendida no ano de 1979 na UNICAMP/ SP. Assumindo essa obra como importante fonte historiográfica, o presente artigo tem como objetivo analisar a organização do Ensino Secundário em torno do Ateneu Norte-rio-grandense no período da  Primeira República. A partir da escrita de Maria Marta, pontuamos as ações legais que regulamentaram o ensino secundário na instituição e buscamos também compreender a relação entre a autora e sua obra, a partir da perspectiva de Michel de Certeau (1982) acerca da análise do seu lugar de fala, sua prática de pesquisa e sua escrita. Discutimos também, a inserção da autora e seu trabalho no campo da História da Educação do Rio Grande do Norte, bem como as contribuições de seus estudos, sob a ótica de Pierre Bourdieu. Sendo assim, temos a partir deste trabalho, possibilidades de compreensão sobre o passado educacional do estado, com ênfase no ensino secundário, tecendo diálogos a partir da análise historiográfica da obra de Maria Marta de Araújo.

Palavras-chave: História da educação. Ensino secundário. Historiografia.

THE ATENEU NORTE-RIO-GRANDENSE IN THE PERSPECTIVE OF MARIA MARTA DE ARAÚJO: a historiographicalanalysis

Abstract

One of the inaugural works about the History of Education in Rio Grande do Norte is the Master's thesis of the potiguar intellectual Maria Marta de Araújo entitled "Origins and attempts of organization of the school network of Rio Grande do Norte: from the colony to the First Republic", defended in the year 1979 at UNICAMP / SP. Assuming this work as an important historiographical source, this article aims to analyze the organization of Secondary Education around the North-Rio-GrandenseAteneu in the First Republic period. From the writing of Maria Marta, we outlined the legal actions that regulated the secondary education in the institution and also sought to understand the relationship between the author and her work, from the perspective of Michel de Certeau (1982) about the analysis of her place of speech, practice of research and her writing. We also discuss the insertion of the author and her work in the field of the History of Education of Rio Grande do Norte, as well as the contributions of her studies, under the perspective of Pierre Bourdieu. Thus, we have from this work, possibilities of understanding about the educational past of the state, with emphasis on secondary education, weaving dialogues from the historiographic analysis of the work of Maria Marta de Araujo.

Keywords: History of education. Secondary education. Historiography.

EL ATENEU NORTE-RIO-GRANDENSE EN LA PERSPECTIVA DE MARÍA MARTA DE ARAÚJO: un análisis historiográfico

Resumen

Una de las obras inaugurales sobre la Historia de la Educación en Rio Grande do Norte es la disertación de Maestría de la intelectual potiguar Maria Marta de Araújo titulada "Orígenes y tentativas de organización de la red escolar de Rio Grande do Norte: de la colonia a la Primera República”, defendida en el año 1979 en la UNICAMP / SP. Asumiendo esa obra como importante fuente historiográfica, el presente artículo tiene como objetivo analizar la organización de la Enseñanza Secundaria en torno al Ateneu Norte-rio-grandense en el período de la Primera República. A partir de la escritura de María Marta, puntuamos las acciones legales que reglamentaron la enseñanza secundaria en la institución y buscamos también comprender la relación entre la autora y su obra, a partir de la perspectiva de Michel de Certeau (1982) acerca del análisis de su lugar de habla, su práctica de investigación y su escritura. Discutimos también, la inserción de la autora y su trabajo en el campo de la Historia de la Educación en Rio Grande do Norte, así como las contribuciones de sus estudios, en la óptica de Pierre Bourdieu. Siendo así, tenemos a partir de este trabajo, posibilidades de comprensión sobre el pasado educativo del estado, con énfasis en la enseñanza secundaria, tejiendo diálogos a partir del análisis historiográfico de la obra de María Marta de Araújo.

Palabras clave: Historia de la educación. Enseñanza secundaria. Historiografía. 

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Biografia do Autor

Arthur Cassio de Oliveira Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Mestre em História pela UFRN. Licenciado em História pela UFRN. Docente. Interessado em pesquisas acerca da História da Educação, memória e suas implicações sociais. Foi pesquisador colaborador no projeto "Documentário: A vida social mediada pela imagem" (UFRN). Participou do Programa de Monitoria das disciplinas de História da América I e II e atuou no grupo PIBID - História.

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/ UFRN).

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Profa. Dra. do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(PPGED/ UFRN).

Referências

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Publicado

2019-08-10

Como Citar

VIEIRA, Arthur Cassio de Oliveira; AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de.
O ATENEU NORTE-RIO-GRANDENSE NA PERSPECTIVA DE MARIA MARTA DE ARAÚJO: uma análise historiográfica
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 2, n. 2, p. 29–43, 10 Ago 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/11157. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos