A Indicação Geográfica da farinha de Bragança: teoria e realidade de especificação de recursos na fronteira amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e22770

Palavras-chave:

Signos Distintivos, Indicação Geográfica (IG), Casas de Farinha

Resumo

A farinha de Bragança é um produto que conquistou a preferência dos consumidores e que adquiriu notoriedades estadual e nacional, ao longo dos anos, fatores que contribuíram para a concessão do seu registro de Indicação Geográfica (IG) no ano de 2021. A presente pesquisa objetiva analisar a indicação geográfica da farinha de Bragança e sua experiência de especificação de recursos. A metodologia se baseia em procedimentos técnicos e inclui pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. No que concerne à implementação da IG Bragança, os resultados apontam grandes desafios, porque a maioria dos produtores não tem recursos financeiros para regularizar suas casas de farinha e apenas um produtor está utilizando o registro da IG, atualmente, contrastando com a realidade de mais de 12 mil estabelecimentos. Portanto, embora a IG contribua para a proteção do nome e para a agregação de valor ao produto, há importantes dificuldades a serem enfrentadas pelos produtores, pela Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares e Extrativistas dos Caetés (COOMAC) e pelos governos municipal, estadual e federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéphanie Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestranda em Geografia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Benedito Ely Valente da Cruz, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Presidente Prudente. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

SILVA, Stéphanie Oliveira da; CRUZ, Benedito Ely Valente da.
A Indicação Geográfica da farinha de Bragança: teoria e realidade de especificação de recursos na fronteira amazônica
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e22770, 28 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/22770. Acesso em: 4 fev 2025.