O capital na fronteira: explorando as raízes da acumulação primitiva na zona de influência do Parque Nacional do Jamanxim, Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23047

Palavras-chave:

Acumulação Primitiva, Fronteira, Expropriação, Parque Nacional do Jamanxim

Resumo

A presente abordagem sobre acumulação primitiva do capital parte da compreensão de que esse processo histórico social não representa somente o início do modelo de produção capitalista, mas sua recriação, que condiciona a expansão desse modelo econômico de maneira ampliada na contemporaneidade. Esse entendimento é apresentado a partir da concepção de fronteira enquanto categoria analítica, do ponto de vista de conflitos, expropriações e sujeição à reprodução do capital através da força de trabalho e sob o aporte metodológico exploratório. O objetivo deste artigo, portanto, é demonstrar como a cooptação da força de trabalho e sua operacionalização se configuram na fronteira do Estado do Pará, por meio de atividades de exploração de recursos naturais extraídos do Parque Nacional do Jamanxim, com o intuito de evidenciar o imperativo da acumulação primitiva do capital. A principal conclusão é que os atores sociais que detêm os recursos financeiros e meios de produção exploram um contingente considerável de marginalizados que possuem somente a força de trabalho e se sujeitam a quaisquer condições para sua subsistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Rodrigues Silva Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Batalhão de Polícia Ambiental do Pará (BPA-PA)

Mestre em Gestão de Risco e Desastres Naturais na Amazônia e Doutorando em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Policial Militar do Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Pará (BPA/PM-PA).

André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Desenvolvimento Econômico e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE/UNICAMP. Professor-pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGEDAM/NUMA/UFPA.

Irvyem Gabriel Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará – UFPA

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Antônio Rodrigues; CARVALHO, André Cutrim; MONTEIRO, Irvyem Gabriel Santos.
O capital na fronteira: explorando as raízes da acumulação primitiva na zona de influência do Parque Nacional do Jamanxim, Pará, Brasil
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e23047, 28 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/23047. Acesso em: 4 fev 2025.