Mineração contemporânea na Amazônia paraense: políticas territoriais, sustentabilidade e avanços na fronteira mineral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23096

Palavras-chave:

Mineração, Sustentabilidade ambiental, Políticas territoriais, Fronteira

Resumo

No contexto contemporâneo da Amazônia paraense, o setor mineral tem apresentado grandes reservas de bens minerais de alto valor econômico. As políticas governamentais implementadas nos últimos anos – abrangendo desde a regulamentação e fiscalização da atividade mineradora até o investimento em infraestrutura – refletem um esforço contínuo para harmonizar os benefícios econômicos da mineração com a sustentabilidade ambiental e a melhoria social. O presente artigo visa analisar a dinâmica evolutiva da mineração no Brasil, com especial foco nas políticas territoriais, na sustentabilidade e nos avanços da atividade de exploração mineral na fronteira paraense. Para isso, urge adotar como metodologia uma abordagem exploratória-qualitativa. A análise conduz à principal conclusão de que a mineração desempenha um papel crucial no desenvolvimento regional. Contudo, ressalta-se a necessidade de implementar políticas integradas e sustentáveis na Amazônia paraense, enfatizando a importância de envolver os atores locais nas decisões relativas à exploração mineral. O desafio é superar a lógica da fronteira como uma expansão predatória e incorporar a dimensão socioambiental como parte integrante de um verdadeiro projeto de desenvolvimento nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Desenvolvimento Econômico e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE/UNICAMP. Professor-pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGEDAM/NUMA/UFPA.

João Marcio Palheta da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Geógrafo pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA. Doutor em Geografia pela UNESP. Professor-Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP) da UFPA. Professor Convidado do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) em Portugal.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

CARVALHO, André Cutrim; SILVA, João Marcio Palheta da.
Mineração contemporânea na Amazônia paraense: políticas territoriais, sustentabilidade e avanços na fronteira mineral
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e23096, 28 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/23096. Acesso em: 4 fev 2025.