Mineração contemporânea na Amazônia paraense: políticas territoriais, sustentabilidade e avanços na fronteira mineral

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23096

Parole chiave:

Mineração, Sustentabilidade ambiental, Políticas territoriais, Fronteira

Abstract

No contexto contemporâneo da Amazônia paraense, o setor mineral tem apresentado grandes reservas de bens minerais de alto valor econômico. As políticas governamentais implementadas nos últimos anos – abrangendo desde a regulamentação e fiscalização da atividade mineradora até o investimento em infraestrutura – refletem um esforço contínuo para harmonizar os benefícios econômicos da mineração com a sustentabilidade ambiental e a melhoria social. O presente artigo visa analisar a dinâmica evolutiva da mineração no Brasil, com especial foco nas políticas territoriais, na sustentabilidade e nos avanços da atividade de exploração mineral na fronteira paraense. Para isso, urge adotar como metodologia uma abordagem exploratória-qualitativa. A análise conduz à principal conclusão de que a mineração desempenha um papel crucial no desenvolvimento regional. Contudo, ressalta-se a necessidade de implementar políticas integradas e sustentáveis na Amazônia paraense, enfatizando a importância de envolver os atores locais nas decisões relativas à exploração mineral. O desafio é superar a lógica da fronteira como uma expansão predatória e incorporar a dimensão socioambiental como parte integrante de um verdadeiro projeto de desenvolvimento nacional.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Desenvolvimento Econômico e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE/UNICAMP. Professor-pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGEDAM/NUMA/UFPA.

João Marcio Palheta da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Geógrafo pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA. Doutor em Geografia pela UNESP. Professor-Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP) da UFPA. Professor Convidado do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) em Portugal.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-12-28

Come citare

CARVALHO, André Cutrim; SILVA, João Marcio Palheta da.
Mineração contemporânea na Amazônia paraense: políticas territoriais, sustentabilidade e avanços na fronteira mineral
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e23096, 28 dic. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/23096. Acesso em: 4 feb. 2025.