Mineração contemporânea na Amazônia paraense: políticas territoriais, sustentabilidade e avanços na fronteira mineral
DOI :
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23096Mots-clés :
Mineração, Sustentabilidade ambiental, Políticas territoriais, FronteiraRésumé
No contexto contemporâneo da Amazônia paraense, o setor mineral tem apresentado grandes reservas de bens minerais de alto valor econômico. As políticas governamentais implementadas nos últimos anos – abrangendo desde a regulamentação e fiscalização da atividade mineradora até o investimento em infraestrutura – refletem um esforço contínuo para harmonizar os benefícios econômicos da mineração com a sustentabilidade ambiental e a melhoria social. O presente artigo visa analisar a dinâmica evolutiva da mineração no Brasil, com especial foco nas políticas territoriais, na sustentabilidade e nos avanços da atividade de exploração mineral na fronteira paraense. Para isso, urge adotar como metodologia uma abordagem exploratória-qualitativa. A análise conduz à principal conclusão de que a mineração desempenha um papel crucial no desenvolvimento regional. Contudo, ressalta-se a necessidade de implementar políticas integradas e sustentáveis na Amazônia paraense, enfatizando a importância de envolver os atores locais nas decisões relativas à exploração mineral. O desafio é superar a lógica da fronteira como uma expansão predatória e incorporar a dimensão socioambiental como parte integrante de um verdadeiro projeto de desenvolvimento nacional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.