O estado da arte do ensino da Geografia Socioambiental no Ensino Médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e14010

Keywords:

Ensino, Geografia Socioambiental, Ensino Médio

Abstract

Esta pesquisa do tipo estado da arte tem por objetivo analisar a relação entre o ensino da Geografia, no Ensino Médio, e as temáticas relacionadas ao meio ambiente, a partir dos resumos extraídos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), desde o primeiro documento disponível nessa Biblioteca (1967) até 2019. Os principais resultados indicam a concentração das produções nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No que se refere às temáticas desenvolvidas, percebe-se a evolução quantitativa da temática ambiental, bem como a concentração na última década de trabalhos que buscam relacionar o ensino de Geografia ao meio ambiente e às tecnologias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Andrade de Jesus Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPGE/PUCPR. Professor responsável e tutor das disciplinas de Filosofia da arte, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e História da educação do Centro Universitário Claretiano.

Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

PhD em Ciências da Educação pela Universidade de Montréal – Canadá. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professora-pesquisadora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR.

Published

2025-03-08

How to Cite

LELIS, Diego Andrade de Jesus; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; PEDROSO, Daniele Saheb.
O estado da arte do ensino da Geografia Socioambiental no Ensino Médio
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 10, n. 01, p. e14010, 8 Mar. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/14010. Acesso em: 10 mar. 2025.