As fronteiras em tensão: uma análise histórica dos territórios e conflitos na zona agrária da Amazônia paraense
DOI :
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e25536Mots-clés :
Amazônia, Fronteiras, Estrutura Agrária, Territorialidades, ConflitosRésumé
Desde o seu descobrimento, a Amazônia brasileira tem sido palco das mais profundas transformações territoriais, incluindo a expansão das suas fronteiras, que tem repercutido, mesmo nos dias atuais, na formação da sua estrutura agrária. O presente artigo tem como principal objetivo, desta forma, realizar um breve histórico da produção do espaço agrário na Amazônia brasileira, com ênfase na fronteira da Amazônia paraense, explorando as territorialidades e os conflitos que surgiram a partir da segunda metade do século XX. Isso inclui o surgimento de novos atores sociais envolvidos nas disputas territoriais com os antigos atores pelo uso do território. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma análise de natureza exploratória e qualitativa, fundamentada em fonte secundária e em literatura específica. Portanto, a identificação da multiplicidade de conflitos, atores e sujeitos, indica que a fronteira continua sendo palco de disputa de múltiplos projetos territoriais, que, muito mais que modelos de desenvolvimento, representam propriamente paradigmas societários que concorrem, fazendo da Amazônia brasileira (e a Amazônia paraense) o centro de interesse mundial por um projeto de humanidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.