As fronteiras em tensão: uma análise histórica dos territórios e conflitos na zona agrária da Amazônia paraense

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e25536

Mots-clés :

Amazônia, Fronteiras, Estrutura Agrária, Territorialidades, Conflitos

Résumé

Desde o seu descobrimento, a Amazônia brasileira tem sido palco das mais profundas transformações territoriais, incluindo a expansão das suas fronteiras, que tem repercutido, mesmo nos dias atuais, na formação da sua estrutura agrária. O presente artigo tem como principal objetivo, desta forma, realizar um breve histórico da produção do espaço agrário na Amazônia brasileira, com ênfase na fronteira da Amazônia paraense, explorando as territorialidades e os conflitos que surgiram a partir da segunda metade do século XX. Isso inclui o surgimento de novos atores sociais envolvidos nas disputas territoriais com os antigos atores pelo uso do território. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma análise de natureza exploratória e qualitativa, fundamentada em fonte secundária e em literatura específica. Portanto, a identificação da multiplicidade de conflitos, atores e sujeitos, indica que a fronteira continua sendo palco de disputa de múltiplos projetos territoriais, que, muito mais que modelos de desenvolvimento, representam propriamente paradigmas societários que concorrem, fazendo da Amazônia brasileira (e a Amazônia paraense) o centro de interesse mundial por um projeto de humanidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

João Márcio Palheta da Silva, Universidade Federal do Pará – UFPA

Geógrafo pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA. Doutor em Geografia pela UNESP. Professor-Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP) da UFPA. Professor Convidado do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) em Portugal.

André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Desenvolvimento Econômico e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE/UNICAMP. Professor-pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGEDAM/NUMA/UFPA.

Christian Nunes da Silva, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Ecologia Aquática e Pesca, Mestre em Geografia, Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA) e Pesquisador do GAPTA/UFPA/CNPq.

Adielson Correia Botelho, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor em Geografia Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor-Pesquisador da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Adolfo da Costa Oliveira Neto, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará – FGC/PPGEO/UFPA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Pesquisador do GAPTA/UFPA/CNPq e Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

Marcos Nicolau Santos da Silva, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor-Pesquisador do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas-Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão – PPGGEO/UFMA.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-28

Comment citer

SILVA, João Márcio Palheta da; CARVALHO, André Cutrim; SILVA, Christian Nunes da; BOTELHO, Adielson Correia; OLIVEIRA NETO, Adolfo da Costa; SILVA, Marcos Nicolau Santos da.
As fronteiras em tensão: uma análise histórica dos territórios e conflitos na zona agrária da Amazônia paraense
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e25536, 28 déc. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/25536. Acesso em: 4 févr. 2025.