Extensão e Geografia: dez clássicos para ler em 365 dias
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e15314Palavras-chave:
Clássicos da Geografia, Extensão Universitária, UNICENTRO, Ensino e PesquisaResumo
Resgatar os clássicos da geografia é fundamental para a renovação da ciência, reconstrução e criação de novas leituras de mundo, visto que releituras (re)produzem conhecimento contemporâneo a partir das ideias herdadas. Em outras palavras, o novo, hoje, na ciência geográfica, pode ser produto de releituras de seus clássicos. No âmbito da formação dos geógrafos é de sumária importância que conheçam os clássicos para do herdado retraçar o novo. Pensando em tais questões, o grupo de pesquisa GEPES/Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, em parceria com as atividades proporcionadas pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD (na figura do bolsista PNPD vinculado aos mencionados grupo de pesquisa e programa de pós-graduação), propôs o curso de extensão “Ideias herdadas para a produção do novo: dez clássicos da Geografia para ler em 365 dias” a Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da UNICENTRO. Assim, foram realizados dez encontros entre os meses de março e dezembro de 2019, nas instalações da UNICENTRO, Campus de Guarapauava/PR, para debater clássicos da Geografia, por meio de seminários coletivos. Deste modo, o objetivo do artigo é versar sobre as atividades desenvolvidas no mencionado curso de Extensão, mais especificamente sobre suas origens, as dinâmicas realizadas e os resultados obtidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.