O ordenamento do território produzindo espaços rurais com e sem energia elétrica no Maranhão, Amazônia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e26092

Palavras-chave:

Eletrificação Rural, Ordenamento do Território, Amazônia, Maranhão

Resumo

Este artigo trata da política de eletrificação rural no estado do Maranhão. Teve como objetivo analisar a distribuição espacial dos municípios desse estado, o qual alguns moradores, conforme os resultados Censo Agropecuário de 2017, declararam terem acesso à energia elétrica, ao passo que outros declararam não terem acesso ao serviço. Sabe-se que a região amazônica é a maior produtora de energia hídrica do Brasil. A base analítica do artigo foi realizada através de uma abordagem sobre ordenamento do território, políticas de eletrificação rural e produção de energia na Amazônia. Para
o levantamento de dados foram utilizados a base dos resultados do Censo Agropecuário (em formato Excel), bem como da Produção Agrícola Municipal e os dados de geração de energia da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A combinação desses dados foi incluída no software ArcGIS, gerando um mapa de distribuição espacial da eletrificação rural nos municípios do estado do Maranhão. Os resultados revelam que a difusão da energia elétrica no espaço rural do Maranhão está predominantemente distribuída em municípios que produzem soja. A conclusão é a de que a política de ordenamento do território, a partir de eletrificação rural na Amazônia, privilegiou os territórios do agronegócio e produziu espaços com e sem energia elétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Rocha da Penha, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas-Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

José Antônio Herrera, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor e Pesquisador do Curso de Geografia do Campus de Altamira e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará – UFPA.

Maria Backhouse, Friedrich-Schiller-Universidade de Jena, Alemanha

Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Livre de Berlim, Alemanha. Professora e Pesquisadora do Instituto de Sociologia da Friedrich-Schiller-Universidade de Jena, Alemanha.

Marcos Nicolau Santos da Silva, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas-Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

PENHA, Luciano Rocha da; HERRERA, José Antônio; BACKHOUSE, Maria; SILVA, Marcos Nicolau Santos da.
O ordenamento do território produzindo espaços rurais com e sem energia elétrica no Maranhão, Amazônia, Brasil
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 10, n. 01, p. e26092, 24 Mar 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/26092. Acesso em: 21 mai 2025.

Edição

Seção

Artigos