Trilhando os caminhos da Sankofa: relações étnico-raciais nas dissertações do PPGLI/Ufac
DOI:
https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.14Parole chiave:
Estado da Arte, PPGLI/Ufac, Dissertações, Etnico-raciaisAbstract
O presente texto objetiva identificar os produtos desenvolvidos com recorte étnico-racial no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, mostrando as atividades que são desenvolvidas dentro do programa. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste texto é o “estado da arte” (Ferreira, 2002), em consonância com Revisão de literatura (Luna, 1999), no qual realizou-se um mapeamento, por meio da pesquisa bibliográfica, assentada na análise das dissertações produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (PPGLI/Ufac) de 2007 a 2020, por intermédio do Banco de Dissertação, disponível na página oficial da referida instituição federal de ensino superior. O estudo partiu dos pressupostos teóricos de autores como: André (2009); Ferreira (2002); Megid (1999); Vosgerau e Romanowski (2014). Os estudos aqui sistematizados mostram lacunas dentro de seus espaços investigativos, sendo, fontes importantes para se pensar a construção de políticas de promoção de igualdade, a fim de suprir as ausências demonstradas nas pesquisas.
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