O conhecimento da alma como causa necessária para a formação de educadores: um estudo das Questões Disputadas Sobre a Alma, de Tomás de Aquino

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/1984-6169v25n1.2024.8

Mots-clés :

História da educação medieval, Tomás de Aquino, Questões Disputadas Sobre a Alma, Formação docente

Résumé

Neste artigo, analisamos a função dos sentidos internos e externos na aprendizagem segundo Tomás de Aquino (século XIII). A fonte que estudamos é o conjunto de Questões ministradas pelo teólogo dominicano no Studium Generale de Santa Sabina, em Roma, no ano letivo de 1266-1267, que tiveram a alma como tema central. Nessa época, Tomás foi incumbido de organizar os estudos da Ordem dos Frades Pregadores em Roma. As Questões Disputadas Sobre a Alma fazem parte do trabalho do autor para a formação de educadores. Cabe destacar que empregados o termo ‘educadores’ para nomear todo intelectual que se dedica, especialmente, à difusão do conhecimento pertinente para sua época, contribuindo para o desenvolvimento social, político e cultural da sociedade da qual faz parte. Com esse estudo, procuramos apresentar lições de Tomás de Aquino que possam fundamentar uma reflexão mais profunda a respeito da formação docente em nosso próprio tempo. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Henrique Santin, Instituto Federal do Paraná

Professor do Instituto Federal do Paraná, Campus Campo Largo. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tencológico (CNPq).

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Publié-e

2024-07-24

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Santin, R. H., & Oliveira, T. (2024). O conhecimento da alma como causa necessária para a formação de educadores: um estudo das Questões Disputadas Sobre a Alma, de Tomás de Aquino. Revista Brasileira Do Caribe, 25(1), 1–11. https://doi.org/10.18764/1984-6169v25n1.2024.8

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