O conhecimento da alma como causa necessária para a formação de educadores: um estudo das Questões Disputadas Sobre a Alma, de Tomás de Aquino
DOI:
https://doi.org/10.18764/1984-6169v25n1.2024.8Parole chiave:
História da educação medieval, Tomás de Aquino, Questões Disputadas Sobre a Alma, Formação docenteAbstract
Neste artigo, analisamos a função dos sentidos internos e externos na aprendizagem segundo Tomás de Aquino (século XIII). A fonte que estudamos é o conjunto de Questões ministradas pelo teólogo dominicano no Studium Generale de Santa Sabina, em Roma, no ano letivo de 1266-1267, que tiveram a alma como tema central. Nessa época, Tomás foi incumbido de organizar os estudos da Ordem dos Frades Pregadores em Roma. As Questões Disputadas Sobre a Alma fazem parte do trabalho do autor para a formação de educadores. Cabe destacar que empregados o termo ‘educadores’ para nomear todo intelectual que se dedica, especialmente, à difusão do conhecimento pertinente para sua época, contribuindo para o desenvolvimento social, político e cultural da sociedade da qual faz parte. Com esse estudo, procuramos apresentar lições de Tomás de Aquino que possam fundamentar uma reflexão mais profunda a respeito da formação docente em nosso próprio tempo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BLOCH, M. L. B. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BRAUDEL, F. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 2014.
FEBVRE, L. Combates pela história. Lisboa: Editorial Presença, 1985.
NASCIMENTO, C. A. R. do. Um mestre no ofício: Tomás de Aquino [livro eletrônico]. São Paulo: Paulus, 2011.
NUNES, R. A. da C. História da Educação na Idade Média. São Paulo: EPU, 1979.
OLIVEIRA, T.; MENDES, C. M. M.; SANTIN, R. H. Contribuições de Jacque Le Goff para a História da Educação Medieval: Totalidade e Longa Duração nos estudos sobre os intelectuais. Brathair, 16 (2), 2016, p. 235-250. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/1263/991. Acesso em 05 nov. 2023.
TOMÁS DE AQUINO. A Unidade do Intelecto contra os Averroístas. Lisboa: Edições 70, 1999.
TOMAS DE AQUINO. Questões Disputadas Sobre a Alma. São Paulo: É Realizações, 2012.
TORREL, J.-P. Iniciação a Santo Tomás de Aquino: sua pessoa e sua obra. São Paulo: Loyola, 2004.
VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: EDUSC, 2001.
VERGER, J. Universidade. In: LE GOFF, J; SCHMITT, J.-C. (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: Edusc, 2006.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Revista Brasileira do CaribeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.