REMEMBRANCE OF SLAVERY IN THE CARIBBEAN AND IN THE CONGO: Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres and Raoul Peck’s Lumumba
Palavras-chave:
Diaspora, Escravidao, Africa Pos-colonial, Producao cinematograficaResumo
Este artigo compara dois filmes caribenhos, Rue Cases-Nègres (1992) de Euzhan Palcy, situado em Martinica em 1930, e Lumumba (2000) de Raoul Peck, cuja ação se passa na República Democrática do Congo em 1961, momento em que ocorre a transição da colonia belga para o estado independente. Os dois filmes revelam práticas trabalhistas equivalentes a práticas escravistas apesar do fato de que a escravidão já estava abolida em ambos os países nos momentos trabalhados pelos filmes. Este estudo também confronta a África idealizada pelos escravos com a África autêntica onde a exploração é algo constante e a luta pela verdadeira independência é algo constante.
Palavras-chaves: Diáspora. Escravidão. África Pós-colonial
Resumen
Este artículo compara dos filmes caribeños, Rue Cases-Nègres (1992) de Euzhan Palcy, ubicado en Martinica en 1930, y Lumumba (2000) de Raoul Peck, cuya acción se sitúa en la República Democrática del Congo en el momento de la transición de una colonia belga a un estado independiente en 1961. Los dos filmes revelan praticas laborales que equivalen a prácticas esclavistas a pesar de que la esclavitud ya se había abolido. Este estudio también confronta la idealizada Africa, que los antiguos esclavos idealizaron, con la auténtica Africa donde la explotación está muy extendida y la lucha por una verdadera independencia es constante.
Palabras claves: Diáspora. Esclavitud. África Pos-colonial
Abstract
The article compares two Caribbean films, Euzhan Palcy’s Rue Cases-Nègres (1992), set in the 1930’s in Martinique, and Raoul Peck’s Lumumba (2000), located in the now Democratic Republic of the Congo at the moment of transition from a Belgian colony to an independent state in 1961. Both films reveal labour practices that are tantamount to slave labour in spite of the fact that slavery had been abolished. The study also confronts the idealised Africa, which the former slaves imagined, with the real Africa where exploitation is rife and the struggle for genuine independence ongoing.
Keywords: Diaspora. Slavery. Postcolonial Africa
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