POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:

uma análise de diretrizes de Brasil e de Portugal

Auteurs-es

Mots-clés :

Direitos, Efetivação, Escola, Pedagógicas, Primeira Infância

Résumé

Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: o que se mostra nos artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes sobre políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil e em Portugal? A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa de caráter bibliográfico e apresenta uma análise teórico-reflexiva. Realiza o estado do conhecimento sobre políticas públicas da Educação Infantil no Brasil e em Portugal. Diante da análise bibliográfica realizada sobre as políticas públicas, fica evidente o esforço de ambos os países na promoção de uma educação de qualidade para que as crianças da primeira infância se desenvolvam integralmente. Tanto no Brasil quanto em Portugal, as mudanças significativas nas políticas educacionais refletem o compromisso com a igualdade e respeito à diversidade. Porém, é importante destacar que as implementações efetivas destas políticas públicas nem sempre ocorrem conforme o planejado e isso resulta em lacunas na qualidade no desenvolvimento da primeira infância.  

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Bibliographies de l'auteur-e

Diovana Machado da Silva, UNIJUÍ

Doutoranda em Educação nas Ciências, bolsista PROSUC/CAPES. Mestra em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e licenciatura em Letras Português – Inglês, ambos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação nas Ciências e licenciatura plena em Ciências Habilitação Biologia, ambas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora efetiva adjunta nível 1 e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (UNIJUÍ).

Zélia Ferreira Caçador Anastácio, Universidade do Minho

Claro! Aqui está a tradução do texto:

Professora de Biologia, Ciências Naturais e Ambientais, Educação em Ciências e Didática, Promoção e Educação em Saúde e Metodologias de Pesquisa na Universidade do Minho desde 1999.
Licenciatura em Biologia e Geologia pela UTAD, Portugal, 1996.
Mestrado em Promoção e Educação em Saúde pela UTAD, Portugal, 2001.
Doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Portugal) e em Didática da Biologia, Saúde e Ambiente pela Université Claude Bernard - Lyon 1 (França), 2007.
Pós-graduação em Educação Emocional em Saúde, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (2020).

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Publié-e

2025-06-12

Comment citer

MACHADO DA SILVA, Diovana; BIANCHI, Vidica; ANASTÁCIO, Zélia Ferreira Caçador.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: : uma análise de diretrizes de Brasil e de Portugal
. Revista de Políticas Públicas, v. 29, n. 1, p. 474–490, 12 juin 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/24872. Acesso em: 26 juin 2025.