Políticas públicas para a educação infantil: uma análise de diretrizes de Brasil e de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865v29n1.2025.26Palabras clave:
Direitos, Efetivação, Escola, Pedagógicas, Primeira InfânciaResumen
Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: o que se mostra nos artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes sobre políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil e em Portugal? A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa de caráter bibliográfico e apresenta uma análise teórico-reflexiva. Realiza o estado do conhecimento sobre políticas públicas da Educação Infantil no Brasil e em Portugal. Diante da análise bibliográfica realizada sobre as políticas públicas, fica evidente o esforço de ambos os países na promoção de uma educação de qualidade para que as crianças da primeira infância se desenvolvam integralmente. Tanto no Brasil quanto em Portugal, as mudanças significativas nas políticas educacionais refletem o compromisso com a igualdade e respeito à diversidade. Porém, é importante destacar que as implementações efetivas destas políticas públicas nem sempre ocorrem conforme o planejado e isso resulta em lacunas na qualidade no desenvolvimento da primeira infância.
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