ENCONTROS ENTRE FASCISMO E (NEO)LIBERALISMO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865v28n2.2024.29

Palabras clave:

fascismo, neoliberalismo, capital, crise

Resumen

O propósito do artigo é expor alguns nexos existentes entre fascismo e liberalismo. Para tanto, por meio de uma pesquisa teórica bibliográfica, nas duas primeiras seções do texto serão desafiadas, respectivamente, as visões correntes do fascismo como essencialmente antiliberal, e do neoliberalismo como essencialmente antiestatal. No primeiro caso, ancorando-se principalmente na obra de João Bernardo (2018), tomar-se-á como base ações e proposições de Hitler e Mussolini. No segundo, a atenção se voltará para Mises, Hayek e Friedman, com ênfase na relação entre os dois últimos e
a ditadura de Pinochet, sobretudo a partir de Chamayou (2020). Na terceira seção, será indicada a persistência de técnicas e princípios nazistas de gestão no mundo empresarial contemporâneo, tendo por referências o estudo de Chapoutot (2020). Por meio dessa tripla argumentação, o artigo pretende corroborar a compreensão de que o neofascismo e o neoliberalismo são expressões da dinâmica de reprodução social sob a égide do capital.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Moura de Cavalcanti Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Economia, Mestre e Doutor em Sociologia e Pós-Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Pesquisador do CNPq.

Publicado

2025-01-15

Cómo citar

MELLO, Gustavo Moura de Cavalcanti.
ENCONTROS ENTRE FASCISMO E (NEO)LIBERALISMO
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. 2, p. 542–561, 15 ene. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/22645. Acesso em: 4 feb. 2025.