EDUCAÇÃO POPULAR NA AGENDA DE PESQUISA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS: fundamentos ao pensamento decolonial

Autores/as

  • Maria do Socorro da Silva Arantes Universidade Federal do Piauí
  • Lucineide Barros Medeiros Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v28n1.2024.8

Palabras clave:

Educação popular, pensamento decolonial, agenda de pesquisas, Ciências Sociais, pensamento crítico

Resumen

A agenda dos oprimidos e suas epistemologias inauguram, nas ciências sociais e humanas, pesquisas que problematizam a hegemonia da ciência eurocêntrica como padrão de produção de conhecimento e de poder global. Este estudo analisa os fundamentos teórico-práticos que se articulam entre a Educação Popular e o pensamento decolonial como matriz epistêmica de questionamento e práxis contraposta às dinâmicas de opressão, dominação, exploração e desigualdades sociais, como possibilidade de composição de agenda de pesquisas que considerem essas convergências. Apresenta levantamento documental junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando a produção de trabalhos que articulam as temáticas da Educação Popular e pensamento decolonial, na perspectiva de identificar possíveis contribuições à agenda de investigação sobre o pensamento crítico diante da colonialidade do poder.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Socorro da Silva Arantes, Universidade Federal do Piauí

Professora Adjunta Universidade Federal do Piauí (UFPI) do Curso de Pedagogia (CCE-DEFE) e do Programa de PósGraduação em Políticas Públicas (PPGPP-UFPI). Doutora em Educação (UFPI) com Doutoramento Sanduíche no Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra (UC) em Portugal.

Lucineide Barros Medeiros, Universidade Estadual do Piauí

Professora Adjunta, Dedicação Exclusiva, da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2010). Integra o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade Cultura da UESPI.

Publicado

2024-07-29

Cómo citar

ARANTES, Maria do Socorro da Silva; MEDEIROS, Lucineide Barros.
EDUCAÇÃO POPULAR NA AGENDA DE PESQUISA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS: fundamentos ao pensamento decolonial
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. 1, p. 145–163, 29 jul. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/23966. Acesso em: 21 nov. 2024.