EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL, ANGOLA E MOÇAMBIQUE
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2865v28n2.2024.42Mots-clés :
Educação, direitos humanos, educação inclusiva, políticas públicasRésumé
Este estudo visa identificar como Angola, Moçambique e Brasil adotam as políticas públicas educacionais com vistas à promoção da inclusão escolar, aborda as políticas educacionais inclusivas no recorte temporal de 1975 a 2020. É um estudo comparativo com análise dos documentos oficiais sobre educação de cada país, para identificar se os documentos contemplam a temática de educação inclusiva. Utiliza a metodologia baseada no estudo documental, com a análise interpretativa e na perspectiva interdisciplinar da educação como um direito humano, subsidiado por Silva(2014) Silva(2015), Garcia(2017) Visentini (2012). Os resultados apontam para a articulação das recomendações internacionais para a estruturação das políticas públicas educacionais nos países estudados para a desenvolvimento de uma sociedade inclusiva e menos desigual, tendo a educação como um direito.
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