Agenda 2030-ONU como ato de linguagem neoliberal: contribuições à formação de professores

Autores

  • Marcelo Manoel de Sousa Universidade Federal do Piauí; Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865v29n1.2025.18

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Educação de Qualidade, Exclusão material e cultural

Resumo

O discurso neoliberal introduzido em políticas educacionais, com finalidades explícitas no treinamento de sujeitos defensores de sua linguagem, é o tema principal do estudo.  Assim, busca analisar o objetivo 4 da Agenda 2030-ONU, como ato de linguagem neoliberal na formação de professores. Fundamenta-se, ainda, nas contribuições de Bauman (2015, 2013,), com suas discussões sobre a naturalização das desigualdades sociais; Bourdieu (2018, 1998), e suas análises dos efeitos do neoliberalismo; utiliza o discurso em Charaudeau (2016, 2005), como ato de linguagem, na interpretação dos dados; a materialidade foi a Agenda 2030-ONU. De tipo qualitativa, básica. Os resultados mostram que os professores são desafiados na formação humana dos indivíduos para uma democracia pública, em relação a um modelo de sociedade que só cabe a democracia da minoria, pelo treinamento do sujeito neoliberal.

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Biografia do Autor

Marcelo Manoel de Sousa, Universidade Federal do Piauí; Universidade Estadual do Piauí

Doutorado em Processos e Manifestações Culturais/FEEVALE-RS.

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Publicado

2025-06-12

Como Citar

SOUSA, Marcelo Manoel de.
Agenda 2030-ONU como ato de linguagem neoliberal: contribuições à formação de professores
. Revista de Políticas Públicas, v. 29, n. 1, p. 312–330, 12 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/23796. Acesso em: 26 jun 2025.