Reformas no ensino médio e as investidas do neoliberalismo contra a educação pública no Maranhão

Auteurs-es

  • Helciane de Fátima Abreu Araujo Universidade Estadual do Maranhao
  • José Antonio Ribeiro de Carvalho Carvalho Universidade Estadual do Maranhão
  • Francisco Jonnatans Sousa Silva Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Fabiane Borges Mafra Universidade Estadual do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865v29n1.2025.27

Mots-clés :

Reforma, ensino médio, neoliberalismo, resistências

Résumé

Este artigo é produto de uma pesquisa realizada no âmbito do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão – LEPECS/UEMA, entre 2022 e 2024. O objetivo foi analisar a implantação do Novo Ensino Médio, a partir de 2017, nas escolas da rede pública no Maranhão, em face (ao) do avanço do neoliberalismo no país. Com inspiração na sociologia reflexiva (Bourdieu, 1998), foram adotados procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos, incluindo visitas às escolas, entrevistas com professores/as de sociologia e gestores, rodas de conversas com alunos/as, observação em eventos, pesquisa documental, da legislação e bibliográfica. O estudo constatou que as reformas restringem o lugar das ciências sociais, impõem um malabarismo cotidiano para fugir da exclusão, desencadeando processos de resistência e de mobilização em face (aos) dos desafios.

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Publié-e

2025-06-12

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ARAUJO, Helciane de Fátima Abreu; CARVALHO, José Antonio Ribeiro de Carvalho; SILVA, Francisco Jonnatans Sousa Silva; MAFRA, Fabiane Borges.
Reformas no ensino médio e as investidas do neoliberalismo contra a educação pública no Maranhão
. Revista de Políticas Públicas, v. 29, n. 1, p. 491–506, 12 juin 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/25034. Acesso em: 26 juin 2025.