DA CANTIGA TROVADORESCA AOS DESAFIOS DE VIOLA:
literatura, oralidade e musicalidade na tradição oral de língua portuguesa .
Resumo
Este artigo busca estabelecer uma conexão entre a poética contida nos desafios da cantoria de viola nordestina e as cantigas satíricas galego-portuguesas da Era Medieval. Partindo do campo da oralidade, sua principal forma de difusão, o enfoque da pesquisa situa-se na performance dessas manifestações por meio da literatura comparada (POSNETT, 1994). Esta pesquisa é bibliográfica, qualitativa em relação a abordagem do objeto de pesquisa e exploratória quanto aos meios uma vez que o tema é pouco explorado dificultando assim predições assertivas. Foram escolhidas duas cantigas de escárnio e maldizer: de Afonso X, "Achei Sanch' [E]anes encavalgada" e de Martin Moxa, "Maestr'Acenço, dereito faria". Foi escolhido um desafio em Galope à beira-mar entre Zé Viola e Raulino Silva para análise do seu conteúdo. Na visão de Bardin (1997) a análise de conteúdo é uma etapa importante, pois os dados serão extraídos e, posteriormente, as interpretações e inferências feitas. Como resultados a pesquisa, temos a presença do aspecto depreciador direcionado ao oponente no caso da cantoria de viola e direcionado às pessoas públicas nas cantigas de escárnio e maldizer. Coexistem semelhanças e diferenças estéticas pelos dois tipos de manifestações. As obras analisadas confluem em apreço a uma métrica preestabelecida e pela musicalidade característica e compartilhada por ambas.
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