Memória, discurso e sujeito: o entrelugar do surdo entre L1 e L2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n25.2024.11

Palavras-chave:

sujeito surdo, libras e português, análise de discurso, memória discursiva

Resumo

A presente investigação tem por finalidade analisar como se constitui a produção de sentidos na escrita do sujeito surdo, pondo em destaque as possíveis marcas da memória de si como sujeito que requisita um eu individual e, ao mesmo tempo, reconhece-se coletivo e sobretudo, diferente dos demais. Neste estudo, trazemos uma proposta que se insere no escopo teórico-metodológico da Análise de Discurso materialista francesa e refletiremos a luz de autores como: Pêcheux (1999; 2009), Orlandi (2007; 2015), Indursky (2000; 2013) dentre outros. Para tratarmos sobre a Libras e a relação de L1 e L2: Fernandes e Moreiras (2009), Quadros (1997), dentre outros. O corpus em análise foi coletado a partir de uma postagem na rede social Facebook, tendo seus recortes feitos resultando em 2 sequências discursivas -SDs. Nossa proposta é relacionar a discussão teórica presente na AD aqui, pelas seguintes categorias: memória/interdiscurso; analisamos a relação que a escrita do surdo desempenha e evoca sentidos que já existem na memória e no interdiscurso bem como a intrínseca relação que a Libras, L1 do surdo se faz presente no português como marca identitária desse sujeito marcando também a posição-sujeito que este assume. A análise do corpus aponta para a demarcação de posições-sujeito filiadas à defesa de identidades surdas possíveis pelo discurso que suporta a surdez como diferença socioantropológica e não pelo discurso filiado à deficiência, funcionamentos estes que são evocados pela memória presente nas formações discursivas e pelos pré-construídos disponíveis no interdiscurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyce Carla Pereira da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Letras-Libras Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís-MA, Brasil.

Thatiana Silva Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós -Graduada em Linguística Aplicada em Ensino de Língua Materna e Estrangeira pela Universidade Federal do Maranhão- 2023. Pós Graduada em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Atenas Maranhense FAMA -2004. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão /UFMA- 1997. Graduanda em LIBRAS na Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Letras - Linguagem e Sociedade pelo PPGL - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Lider do Grupo de estudos e pesquisa em Discurso, Sociolinguística e Sociedade - GEDiSS, docente do Mestrado em Letras de Bacabal - GPLB-UFMA e professor adjunto vinculado ao Departamento de Letras na Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Referências

BRANDÃO, H. Nagamine. Introdução à análise do discurso .2ª ed. rev. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e dá outras providências. Brasília/DF: D. O. U. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/110436. Acesso em 02 maio. 2023.

BROCHADO, Sônia Maria Dechandt. A apropriação da escrita por crianças surdas usuárias da língua de sinais brasileira. 2003. 431 f. Tese (Doutorado em Letras) Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, 2003.

FERNANDES, Sueli; MOREIRA, C. Laura. Desdobramentos político-pedagógicos do bilinguismo para surdos: reflexões e encaminhamentos. Revista “Educação Especial” v. 22, n. 34, p. 225-236, maio/ago. 2009, Santa Maria. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 04 jun. 2023.

FUCHS, C.; PÊCHEUX, M; A propósito da análise automática do discurso: atualizações e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T.(org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Editora da Unicamp, 1990.

GADET, F.; HAK, T.(org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Editora da Unicamp, 1990.

INDURSKY, Freda. A fragmentação do sujeito em análise do discurso. In: INDURSKY, Freda. Discurso, memória, identidade. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, p. 70-81, 2000.

INDURSKY, Freda. A fala dos quartéis e outras vozes. 2ª ed. – Campinas, SP – Editora Unicamp, 2013.

INDURSKY, Freda. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, Freda. Memória e história na/da análise do discurso. Campinas: Mercado de Letras, p. 67-89, 2011.

KAIL, M. Aquisição de linguagem. Tradução de Marcos Marcionilo. 1ª. ed. São Paulo: Parábola, 2013. 95-101p.

KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In. LODI, Ana Cláudia; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. (Orgs.). Letramento e minorias. 7ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

MIANES, F.; MÜLLER, J. I.; FURTADO, R. S. S. Literatura surda: um olhar para as narrativas de si. KARNOPP, L. KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARI, M. (Orgs.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas, RS: ULBRA, 2011.

NASCIMENTO, L. C. R. Um pouco mais da história da educação dos surdos, segundo Ferdinand Berthier. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 255–265, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/807. Acesso em: 20 jul. 2023.

ORLANDI, Eni P. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. - 5ª ed. - Campinas- São Paulo, Ponte Editora, 2007.

ORLANDI, Eni. Análise do discurso. In: LAGAZZI-RODRIGUES, S. ORLANDI, E. P. (org.) Introdução às ciências da linguagem - Discurso e textualidade. -2ª ed. - São Paulo: Pontes editora, 2010. p 11-32.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Pontes, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre; DAVALLON, Jean; DURAND, Jean Louis; PÊCHEUX, Michel; ORLANDI, Eni Puccinelli. Papel da Memória. 4ª. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 1999.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. E. P. Orlandi. 4. ed. Campinas, São Paulo: Ed. da UNICAMP, 2009 [1975].

PERLIN, Gládis. Surdos: o narrar e a política - Ponto de Vista, Florianópolis, 2003, n.05, p. 217-226.

PERLIN, Gládis. Surdos: de objetos de pesquisa à irrupção como pesquisadores. In: DECHICHI, Cláudia; SILVA, C. Lázara. Inclusão escolar e educação especial: teoria e prática na diversidade, Uberlândia, EDUFU, 2008.p: 235-248.

Grupo Surdos e Intérpretes: Brasil-LIBRAS. Facebook. Acesso em: 27. de jun. 2022.

QUADROS, Ronice. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SILVA, M. M. Camila. A Interlíngua Português-Libras na produção textual escrita de pessoas surdas adultas usuárias de Libras aprendizes do Português escrito como segunda língua. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. Letras, 2018. 115f.

SKLIAR, Carlos. A invenção e a exclusão da alteridade "deficiente" a partir dos significados da normalidade. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 24, n.2, p. 15-32, jul./dez. 1999.

SKLIAR, Carlos. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. – In: SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. – 4ª ed. Editora Mediação, Porto Alegre, 2010.

SOUZA, R.M; CARDOSO, S.H.B. Inclusão escolar e linguagem: revisitando os PCNs. In: Pró-posições, Campinas, v. 12, n. 2-3, p. 32-46, 2001.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. -Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

SILVA, Cleyce Carla Pereira da; SANTOS, Thatiana Silva; SILVA FILHO, Marcelo Nicomedes dos Reis.
Memória, discurso e sujeito: o entrelugar do surdo entre L1 e L2
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 25, p. 01–24, 8 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/23406. Acesso em: 22 nov 2024.