Memória, discurso e sujeito: o entrelugar do surdo entre L1 e L2
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n25.2024.11Palabras clave:
sujeito surdo, libras e português, análise de discurso, memória discursivaResumen
A presente investigação tem por finalidade analisar como se constitui a produção de sentidos na escrita do sujeito surdo, pondo em destaque as possíveis marcas da memória de si como sujeito que requisita um eu individual e, ao mesmo tempo, reconhece-se coletivo e sobretudo, diferente dos demais. Neste estudo, trazemos uma proposta que se insere no escopo teórico-metodológico da Análise de Discurso materialista francesa e refletiremos a luz de autores como: Pêcheux (1999; 2009), Orlandi (2007; 2015), Indursky (2000; 2013) dentre outros. Para tratarmos sobre a Libras e a relação de L1 e L2: Fernandes e Moreiras (2009), Quadros (1997), dentre outros. O corpus em análise foi coletado a partir de uma postagem na rede social Facebook, tendo seus recortes feitos resultando em 2 sequências discursivas -SDs. Nossa proposta é relacionar a discussão teórica presente na AD aqui, pelas seguintes categorias: memória/interdiscurso; analisamos a relação que a escrita do surdo desempenha e evoca sentidos que já existem na memória e no interdiscurso bem como a intrínseca relação que a Libras, L1 do surdo se faz presente no português como marca identitária desse sujeito marcando também a posição-sujeito que este assume. A análise do corpus aponta para a demarcação de posições-sujeito filiadas à defesa de identidades surdas possíveis pelo discurso que suporta a surdez como diferença socioantropológica e não pelo discurso filiado à deficiência, funcionamentos estes que são evocados pela memória presente nas formações discursivas e pelos pré-construídos disponíveis no interdiscurso.
Descargas
Citas
BRANDÃO, H. Nagamine. Introdução à análise do discurso .2ª ed. rev. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e dá outras providências. Brasília/DF: D. O. U. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/110436. Acesso em 02 maio. 2023.
BROCHADO, Sônia Maria Dechandt. A apropriação da escrita por crianças surdas usuárias da língua de sinais brasileira. 2003. 431 f. Tese (Doutorado em Letras) Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, 2003.
FERNANDES, Sueli; MOREIRA, C. Laura. Desdobramentos político-pedagógicos do bilinguismo para surdos: reflexões e encaminhamentos. Revista “Educação Especial” v. 22, n. 34, p. 225-236, maio/ago. 2009, Santa Maria. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 04 jun. 2023.
FUCHS, C.; PÊCHEUX, M; A propósito da análise automática do discurso: atualizações e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T.(org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Editora da Unicamp, 1990.
GADET, F.; HAK, T.(org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Editora da Unicamp, 1990.
INDURSKY, Freda. A fragmentação do sujeito em análise do discurso. In: INDURSKY, Freda. Discurso, memória, identidade. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, p. 70-81, 2000.
INDURSKY, Freda. A fala dos quartéis e outras vozes. 2ª ed. – Campinas, SP – Editora Unicamp, 2013.
INDURSKY, Freda. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, Freda. Memória e história na/da análise do discurso. Campinas: Mercado de Letras, p. 67-89, 2011.
KAIL, M. Aquisição de linguagem. Tradução de Marcos Marcionilo. 1ª. ed. São Paulo: Parábola, 2013. 95-101p.
KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In. LODI, Ana Cláudia; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. (Orgs.). Letramento e minorias. 7ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
MIANES, F.; MÜLLER, J. I.; FURTADO, R. S. S. Literatura surda: um olhar para as narrativas de si. KARNOPP, L. KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARI, M. (Orgs.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas, RS: ULBRA, 2011.
NASCIMENTO, L. C. R. Um pouco mais da história da educação dos surdos, segundo Ferdinand Berthier. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 255–265, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/807. Acesso em: 20 jul. 2023.
ORLANDI, Eni P. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. - 5ª ed. - Campinas- São Paulo, Ponte Editora, 2007.
ORLANDI, Eni. Análise do discurso. In: LAGAZZI-RODRIGUES, S. ORLANDI, E. P. (org.) Introdução às ciências da linguagem - Discurso e textualidade. -2ª ed. - São Paulo: Pontes editora, 2010. p 11-32.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Pontes, 2015.
PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre; DAVALLON, Jean; DURAND, Jean Louis; PÊCHEUX, Michel; ORLANDI, Eni Puccinelli. Papel da Memória. 4ª. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 1999.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. E. P. Orlandi. 4. ed. Campinas, São Paulo: Ed. da UNICAMP, 2009 [1975].
PERLIN, Gládis. Surdos: o narrar e a política - Ponto de Vista, Florianópolis, 2003, n.05, p. 217-226.
PERLIN, Gládis. Surdos: de objetos de pesquisa à irrupção como pesquisadores. In: DECHICHI, Cláudia; SILVA, C. Lázara. Inclusão escolar e educação especial: teoria e prática na diversidade, Uberlândia, EDUFU, 2008.p: 235-248.
Grupo Surdos e Intérpretes: Brasil-LIBRAS. Facebook. Acesso em: 27. de jun. 2022.
QUADROS, Ronice. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
SILVA, M. M. Camila. A Interlíngua Português-Libras na produção textual escrita de pessoas surdas adultas usuárias de Libras aprendizes do Português escrito como segunda língua. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. Letras, 2018. 115f.
SKLIAR, Carlos. A invenção e a exclusão da alteridade "deficiente" a partir dos significados da normalidade. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 24, n.2, p. 15-32, jul./dez. 1999.
SKLIAR, Carlos. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. – In: SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. – 4ª ed. Editora Mediação, Porto Alegre, 2010.
SOUZA, R.M; CARDOSO, S.H.B. Inclusão escolar e linguagem: revisitando os PCNs. In: Pró-posições, Campinas, v. 12, n. 2-3, p. 32-46, 2001.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. -Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Afluente: Revista de Letras e Linguística
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.