“LIGHTS, CAMERA, ACTION!”: ADAPTATIONS OF MACHADIAN TALES AT SCHOOL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.19

Keywords:

Literary narrative, Adaptation, Machado de Assis, Short film

Abstract

This study refers to the importance of literary narrative in the constitution of the subject and analyzes, from a discursive perspective, multisemiotic texts resulting from the reading of short stories by the writer Machado de Assis and their adaptation into audiovisual language. The analysis focuses on a script and a short film, produced by a high school student, in 2024, inspired by the short story “A woman´s arms”, by Machado de Assis. The article shows that these productions reflect the axiological position of teenagers, their identity traits, cultural habits and world views, when they reinterpret Machado's narratives through cinema. It is based on the hypothesis that the adaptation process reveals new layers of meaning, allowing young people to give new meaning to literary texts from their own perspectives. It is concluded that the process, by promoting active and participatory reading, values ​​students' creative expression and contributes to contemporary debates about interart relations and the teaching of literature.

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Author Biographies

Ana Cândida Santos de Carvalho, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2023-2026) e mestre em Processos e Manifestações Culturais também pela Universidade Feevale (2013). Especialista em Mentored Teacher Education - Formação de Professores - pela Universidade de Tampere, Finlândia, em parceria com a Universidade Feevale, Brasil, (2023). Também tem especialização em Moderna Educação pela PUC/RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela URCAMP - Universidade da Região da Campanha (2002). É graduada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela URCAMP - Universidade da Região da Campanha (2000) e tem curso de Magistério pela Escola Sagrado Coração de Jesus (1997). Possui longa experiência na Educação Básica como professora, coordenadora pedagógica e vice-diretora. Também tem experiência na assessoria e revisão de textos acadêmicos e profissionais, na avaliação de fluência leitora, na elaboração e na correção de processos seletivos. Atualmente, é professora na Escola de Aplicação Feevale, onde trabalha com Itinerários Formativos e Língua Portuguesa no Ensino Médio.

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Juracy Ignez Assmann Saraiva é Doutora em Teoria Literária, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária, na Universidade Estadual de Campinas (2000). É Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e graduada em Letras, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e foi coordenadora do Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, dessa mesma instituição. Atua como professora convidada no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Nível 2, do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto e participa do grupo Linguagens e Manifestações Culturais. Suas pesquisas na área de Letras concentram-se na obra de Machado de Assis, na leitura e na metodologia do ensino de literatura. Em 2011, recebeu o prêmio Pesquisador Destaque da Área de Letras do RS, concedido pela FAPERGS e instituições parceiras dessa Fundação. Entre suas publicações, constam "O circuito das memórias" (2009), obra sobre Machado de Assis, editada pela Edusp e Nankin, "Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola" (2011), proposta de exploração da tradição cultural da oralidade nas séries iniciais do ensino fundamental, editado pela Artmed e "Texto Literário: Resposta ao desafio da formação de leitores" (2017), organizado juntamente com Ernani Mügge e Tatiane Kaspari, que se voltam para a leitura de textos literários no ensino básico. Entre suas orientações concluídas, citam-se 39 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado. Tem publicado mais de 120 artigos, voltados para suas temáticas de pesquisa, em periódicos nacionais e internacionais, sendo orientadora de dissertações e de teses.

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Published

2025-02-18

How to Cite

SANTOS DE CARVALHO, Ana Cândida; ASSMANN SARAIVA, Juracy.
“LIGHTS, CAMERA, ACTION!”: ADAPTATIONS OF MACHADIAN TALES AT SCHOOL
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 26, p. 1–21, 18 Feb. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24984. Acesso em: 10 mar. 2025.

Issue

Section

Dossiê - Literatura e outras mídias: modos e formas de adaptação no século XXI