“LUZ, CÂMERA, AÇÃO!”: ADAPTAÇÕES DE CONTOS MACHADIANOS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.19Palavras-chave:
Narrativa literária, Adaptação, Machado de Assis, Curta-metragemResumo
Este estudo refere a importância da narrativa literária na constituição do sujeito e analisa, em uma perspectiva discursiva, textos multissemióticos resultantes da leitura de contos do escritor Machado de Assis e de sua adaptação para a linguagem audiovisual. A análise foca um roteiro e um curta-metragem, produzidos por uma aluna do Ensino Médio, em 2024, inspirados no conto “Uns braços”, de Machado de Assis. O artigo mostra que essas produções refletem a posição axiológica dos adolescentes, seus traços identitários, hábitos culturais e visões de mundo, quando reinterpretam as narrativas machadianas por meio do cinema. Parte-se da hipótese de que o processo de adaptação revela novas camadas de significado, permitindo que os jovens ressignifiquem os textos literários a partir de suas próprias perspectivas. Conclui-se que o processo, ao promover uma leitura ativa e participativa, valoriza a expressão criativa dos estudantes e contribui para debates contemporâneos sobre as relações interartes e o ensino da literatura.
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