“LUZ, CÂMERA, AÇÃO!”: ADAPTAÇÕES DE CONTOS MACHADIANOS NA ESCOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.19

Palabras clave:

Narrativa literária, Adaptação, Machado de Assis, Curta-metragem

Resumen

Este estudo refere a importância da narrativa literária na constituição do sujeito e analisa, em uma perspectiva discursiva, textos multissemióticos resultantes da leitura de contos do escritor Machado de Assis e de sua adaptação para a linguagem audiovisual. A análise foca um roteiro e um curta-metragem, produzidos por uma aluna do Ensino Médio, em 2024, inspirados no conto “Uns braços”, de Machado de Assis. O artigo mostra que essas produções refletem a posição axiológica dos adolescentes, seus traços identitários, hábitos culturais e visões de mundo, quando reinterpretam as narrativas machadianas por meio do cinema. Parte-se da hipótese de que o processo de adaptação revela novas camadas de significado, permitindo que os jovens ressignifiquem os textos literários a partir de suas próprias perspectivas. Conclui-se que o processo, ao promover uma leitura ativa e participativa, valoriza a expressão criativa dos estudantes e contribui para debates contemporâneos sobre as relações interartes e o ensino da literatura.

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Biografía del autor/a

Ana Cândida Santos de Carvalho, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2023-2026) e mestre em Processos e Manifestações Culturais também pela Universidade Feevale (2013). Especialista em Mentored Teacher Education - Formação de Professores - pela Universidade de Tampere, Finlândia, em parceria com a Universidade Feevale, Brasil, (2023). Também tem especialização em Moderna Educação pela PUC/RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela URCAMP - Universidade da Região da Campanha (2002). É graduada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela URCAMP - Universidade da Região da Campanha (2000) e tem curso de Magistério pela Escola Sagrado Coração de Jesus (1997). Possui longa experiência na Educação Básica como professora, coordenadora pedagógica e vice-diretora. Também tem experiência na assessoria e revisão de textos acadêmicos e profissionais, na avaliação de fluência leitora, na elaboração e na correção de processos seletivos. Atualmente, é professora na Escola de Aplicação Feevale, onde trabalha com Itinerários Formativos e Língua Portuguesa no Ensino Médio.

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Juracy Ignez Assmann Saraiva é Doutora em Teoria Literária, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária, na Universidade Estadual de Campinas (2000). É Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e graduada em Letras, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e foi coordenadora do Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, dessa mesma instituição. Atua como professora convidada no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Nível 2, do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto e participa do grupo Linguagens e Manifestações Culturais. Suas pesquisas na área de Letras concentram-se na obra de Machado de Assis, na leitura e na metodologia do ensino de literatura. Em 2011, recebeu o prêmio Pesquisador Destaque da Área de Letras do RS, concedido pela FAPERGS e instituições parceiras dessa Fundação. Entre suas publicações, constam "O circuito das memórias" (2009), obra sobre Machado de Assis, editada pela Edusp e Nankin, "Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola" (2011), proposta de exploração da tradição cultural da oralidade nas séries iniciais do ensino fundamental, editado pela Artmed e "Texto Literário: Resposta ao desafio da formação de leitores" (2017), organizado juntamente com Ernani Mügge e Tatiane Kaspari, que se voltam para a leitura de textos literários no ensino básico. Entre suas orientações concluídas, citam-se 39 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado. Tem publicado mais de 120 artigos, voltados para suas temáticas de pesquisa, em periódicos nacionais e internacionais, sendo orientadora de dissertações e de teses.

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Publicado

2025-02-18

Cómo citar

SANTOS DE CARVALHO, Ana Cândida; ASSMANN SARAIVA, Juracy.
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO!”: ADAPTAÇÕES DE CONTOS MACHADIANOS NA ESCOLA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 26, p. 1–21, 18 feb. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24984. Acesso em: 10 mar. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Literatura e outras mídias: modos e formas de adaptação no século XXI