EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INFÂNCIA:
O SER CRIANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.3Palabras clave:
Contemporaneidade, Educação Intercultural, Cultura, InfânciaResumen
O presente artigo tem como principal objetivo analisar os elementos da relação entre educação intercultural e infância. Partindo da sistematização de algumas questões emergentes da interculturalidade em escolas de educação infantil. No contexto dessa discussão, são apontados alguns desafios para essas escolas, principalmente no que diz respeito a uma proposta pedagógica capaz de estabelecer um diálogo entre sujeitos com diferenças étnicas e culturais. Assim, este estudo apresenta uma discussão sobre cultura e educação intercultural, tendo como proposta a pedagogia dialógica, que apresenta uma potencialidade articulada com os projetos político pedagógicos das escolas de Educação Básica. Sendo que a educação intercultural tem uma importante contribuição para a infância, visto que a construção de novas relações socioculturais implica na formação de sujeitos com a capacidade de dialogar e, que nesse processo, possam crescer. Assim, este estudo propõe a educação infantil como etapa primordial na formação intercultural e ética do ser criança na sociedade contemporânea, pensando a função social da educação como formação para a democracia.
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