EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INFÂNCIA:

O SER CRIANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.3

Palabras clave:

Contemporaneidade, Educação Intercultural, Cultura, Infância

Resumen

O presente artigo tem como principal objetivo analisar os elementos da relação entre educação intercultural e infância. Partindo da sistematização de algumas questões emergentes da interculturalidade em escolas de educação infantil. No contexto dessa discussão, são apontados alguns desafios para essas escolas, principalmente no que diz respeito a uma proposta pedagógica capaz de estabelecer um diálogo entre sujeitos com diferenças étnicas e culturais. Assim, este estudo apresenta uma discussão sobre cultura e educação intercultural, tendo como proposta a pedagogia dialógica, que apresenta uma potencialidade articulada com os projetos político pedagógicos das escolas de Educação Básica. Sendo que a educação intercultural tem uma importante contribuição para a infância, visto que a construção de novas relações socioculturais implica na formação de sujeitos com a capacidade de dialogar e, que nesse processo, possam crescer. Assim, este estudo propõe a educação infantil como etapa primordial na formação intercultural e ética do ser criança na sociedade contemporânea, pensando a função social da educação como formação para a democracia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cálita Fernanda de Paula Martins, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Graduação em Pedagogia e Jornalismo pela UNEMAT. Atualmente, atua como professora pedagoga (efetiva) na rede municipal de Cuiabá.

Dílson César Devides, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia

Doutor em Estudos Literários pelo IBILCE/UNESP. Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira.

Citas

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? 29.ed. São Paulo: Loyola, 2004.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo:

Duas Cidades; Ed.34, 2002.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Obras escolhidas, v. I), p. 222-232.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedos e companhia. São Paulo: Cortez, 2004.

CANDAU, Vera Maria. Sociedade, educação e culturas: questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002.

CARLISON, Ulla; FEILITZEN, Lucélia Von (Orgs.). A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.

CORAZZA, Sandra Mara. História da infância sem fim. 2.ed. Ijuí: EdUnijui, 2004.

CURY, Carlos R. Jamil. Educação e contradição. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1979.

DALLARI, Delmo de Abreu; KORCZAK, Janusz. O direito da criança ao respeito. 2.ed. São Paulo: Summus, 1986.

DEL PRIORE, Mary (Org.). História das crianças no Brasil. 4.ed. Campinas: Contexto, 2004.

FANTIN, Mônica. No mundo da brincadeira: jogo, brinquedo e cultura na educação infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação popular e complexidade. In: COSTA, M. V. (Org.). Educação popular hoje. São Paulo: Loyola, 1998, p. 99-122.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: a construção da identidade e da diferença nos movimentos sociais. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 405-423, jul./dez. 2002a.

FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios à educação intercultural no Brasil. In: FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Intercultura: estudos emergentes. Ijuí: EdUnijuí, 2002b, p. 128-150.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Grifos, Chapecó, n. 15, p. 16-47, nov./2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História social da infância no Brasil. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MARCON, Telmo. Educação Intercultural e Infância. 29ª Reunião anual da Anped, n. 7, Caxambu, 2006.

MARÍN, José. Eurocentrismo, el racismo y interculturalidad en el contexto de la globalización. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 477-491, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5473. Acesso em: 21 de mar. 2023.

HALL, Stuart. A questão multicultural. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: EdUFMG; Brasília: UNESCO, 2003a, p. 51-100.

HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do ‘popular’. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: EdUFMG; Brasília: UNESCO, 2003b, p. 247-263.

KINCHELOE, Joe L.; STEIMBERG, Shirley R. Repensar o multiculturalismo. Barcelona: Octeadro, 1999.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 6.ed. São

Paulo: Cortez, 2001.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem

histórica. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

PIERUCCI, Antônio Flávio. 2.ed. As ciladas da diferença. São Paulo: Editora 34, 2000.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 22.ed. São Paulo: Cortez, 1989.

TODD, Roy. Verbete multiculturalismo. In: CASHMORE, Ellis (Org.). Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Summus, 2000.

VALLA, Victor Vincent. A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalterna. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 177-189, jul./dez./1996.

Publicado

2023-06-09

Cómo citar

MARTINS, Cálita Fernanda de Paula; DEVIDES, Dílson César.
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INFÂNCIA:: O SER CRIANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 22, p. 56–73, 9 jun. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21504. Acesso em: 24 nov. 2024.