EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INFÂNCIA:
O SER CRIANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.3Palavras-chave:
Contemporaneidade, Educação Intercultural, Cultura, InfânciaResumo
O presente artigo tem como principal objetivo analisar os elementos da relação entre educação intercultural e infância. Partindo da sistematização de algumas questões emergentes da interculturalidade em escolas de educação infantil. No contexto dessa discussão, são apontados alguns desafios para essas escolas, principalmente no que diz respeito a uma proposta pedagógica capaz de estabelecer um diálogo entre sujeitos com diferenças étnicas e culturais. Assim, este estudo apresenta uma discussão sobre cultura e educação intercultural, tendo como proposta a pedagogia dialógica, que apresenta uma potencialidade articulada com os projetos político pedagógicos das escolas de Educação Básica. Sendo que a educação intercultural tem uma importante contribuição para a infância, visto que a construção de novas relações socioculturais implica na formação de sujeitos com a capacidade de dialogar e, que nesse processo, possam crescer. Assim, este estudo propõe a educação infantil como etapa primordial na formação intercultural e ética do ser criança na sociedade contemporânea, pensando a função social da educação como formação para a democracia.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? 29.ed. São Paulo: Loyola, 2004.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo:
Duas Cidades; Ed.34, 2002.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Obras escolhidas, v. I), p. 222-232.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedos e companhia. São Paulo: Cortez, 2004.
CANDAU, Vera Maria. Sociedade, educação e culturas: questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002.
CARLISON, Ulla; FEILITZEN, Lucélia Von (Orgs.). A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.
CORAZZA, Sandra Mara. História da infância sem fim. 2.ed. Ijuí: EdUnijui, 2004.
CURY, Carlos R. Jamil. Educação e contradição. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1979.
DALLARI, Delmo de Abreu; KORCZAK, Janusz. O direito da criança ao respeito. 2.ed. São Paulo: Summus, 1986.
DEL PRIORE, Mary (Org.). História das crianças no Brasil. 4.ed. Campinas: Contexto, 2004.
FANTIN, Mônica. No mundo da brincadeira: jogo, brinquedo e cultura na educação infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação popular e complexidade. In: COSTA, M. V. (Org.). Educação popular hoje. São Paulo: Loyola, 1998, p. 99-122.
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: a construção da identidade e da diferença nos movimentos sociais. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 405-423, jul./dez. 2002a.
FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios à educação intercultural no Brasil. In: FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Intercultura: estudos emergentes. Ijuí: EdUnijuí, 2002b, p. 128-150.
FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Grifos, Chapecó, n. 15, p. 16-47, nov./2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História social da infância no Brasil. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCON, Telmo. Educação Intercultural e Infância. 29ª Reunião anual da Anped, n. 7, Caxambu, 2006.
MARÍN, José. Eurocentrismo, el racismo y interculturalidad en el contexto de la globalización. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 477-491, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5473. Acesso em: 21 de mar. 2023.
HALL, Stuart. A questão multicultural. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: EdUFMG; Brasília: UNESCO, 2003a, p. 51-100.
HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do ‘popular’. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: EdUFMG; Brasília: UNESCO, 2003b, p. 247-263.
KINCHELOE, Joe L.; STEIMBERG, Shirley R. Repensar o multiculturalismo. Barcelona: Octeadro, 1999.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 6.ed. São
Paulo: Cortez, 2001.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem
histórica. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
PIERUCCI, Antônio Flávio. 2.ed. As ciladas da diferença. São Paulo: Editora 34, 2000.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 22.ed. São Paulo: Cortez, 1989.
TODD, Roy. Verbete multiculturalismo. In: CASHMORE, Ellis (Org.). Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Summus, 2000.
VALLA, Victor Vincent. A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalterna. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 177-189, jul./dez./1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Afluente: Revista de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.