LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.25

Palabras clave:

Literaturas africanas de língua portuguesa, TDICs, Clube da leitura on-line, Letramento literário, Formação de leitores

Resumen

o presente trabalho tem o objetivo de dissertar sobre a formação de leitores literários no ensino superior a partir de uma prática de leitura literária mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação, desenvolvida em um curso de extensão do Centro de Idiomas da Universidade -  “A África em contos: um clube da leitura” - para a divulgação da Literaturas africanas do PALOP: Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, por meio do gênero literário conto. Desse modo, o arcabouço teórico apoiou-se em nas discussões sobre letramento literário (Cosson, 2014), sobre europeização da cultura (Gonzalez, 2018) e sobre clubes da leitura on-line (Britto, 2022). A metodologia empregada foi a de Cosson (2014), com a sequência didática básica do Letramento literário. A partir dessa base teórica-metodológica, o curso foi realizado durante os meses de outubro a dezembro de 2022, semanalmente, pelo Google meet, em que os alunos leram e discutiram contos de autores dos países africanos de língua portuguesa. O resultado desse clube da leitura on-line foi uma série de vídeos produzidos individualmente pelos participantes e postados no Instagram. Essa prática literária demonstrou-se como uma ação eficaz de formação de leitores literários por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRITTO, R. Clubes de leitura, Literatura e Biblioteca: perspectivas da mediação cultural na era da informação. Dissertação (mestrado em Ciências da informação). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 206p. 2022.

CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: ______.Vários escritos. Rio de janeiro: Ouro sobre azul, 2011

CASANOVA, P. A República Mundial das Letras. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

COUTO, M. As três irmãs. In: _____. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. P.04-08.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. MARCIONILO, M. (Trad.). São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

EVARISTO, C. Olhos D’água. In: _____. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Editora Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016. P.11-13.

FONSECA, M. N. S., & MOREIRA, T. T. (2017). Panorama das Literaturas africanas de língua portuguesa. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (16), 13-72. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14767. Acessa em 10.04.2023

FERNANDES, A. O hóspede. In: PALLAS, Editora. Contos do mar sem fim: antologia afro-brasileira. Rio de Janeiro: Pallas; Guiné-Bissau: Ku Si Mon; Angola: Chá de Caxinde, 2010. P.72-75.

GONZALEZ, L. Prefácio dos Cadernos negros n.05. In:______. Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018. P.137-141.

KLEIMAN, A. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

LOPES, L. A história de Blimundo. In: GONÇALVES, Zetho Cunha (org). Dima, o passarinho que criou o mundo: mitos, contos e lendas de língua portuguesa. Ilustrações: Angelo Abu. São Paulo: Melhoramentos, 2013. P. 47 – 56.

ODJANKI. Manga verde e sal também. In: ______. Os da minha rua. Rio de Janeiro: PALLAS, 2021. P. 36 – 39.

SILVA, C. Deixem Neymar chorar em paz. In: _____. Baú de miudezas, sol e chuva: crônicas. Belo Horizonte: Mazza edições, 2014. P.93-95

Publicado

2023-09-30

Cómo citar

PINHEIRO, Zilda Dourado.
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA:: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 167–181, 30 sep. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21507. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções