O ENSINO DO LÉXICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CATALÃO-GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n21.2022.20

Palavras-chave:

Léxico, Livro didático, Ensino

Resumo

Nesta pesquisa, analisam-se duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa – uma do Ensino Fundamental e outra do Ensino Médio – utilizados em uma escola pública de Catalão-GO, a fim de compreender qual o lugar dedicado ao léxico. Para tanto, realizou-se a quantificação e análise das atividades lexicais neles presentes, verificando-se os conteúdos lexicais abordados, a sua gradação – do mais simples para o mais complexo (DIAS, 2004) e se elas estão em consonância com os documentos oficiais nacionais. Realizou-se também o cotejo temático entre as atividades das coleções. Os estudos de Biderman (2001), Villalva e Silvestre (2014), Antunes (2012), Correia (2011) e Liska (2018) serviram de referencial teórico sobre o léxico, seu ensino e a ampliação lexical. Observou-se que o espaço dedicado ao léxico no Ensino Fundamental é maior que no Ensino Médio e, consequentemente, há mais possibilidades de ampliação lexical naquele, pois existem mais atividades e aspectos lexicais abordados.

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Biografia do Autor

Fernanda Mendes Pereira, Universidade Federal de Goiás (Universidade Federal de Catalão - em transição)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

Vanessa Regina Duarte Xavier, Universidade Federal de Goiás (Universidade Federal de Catalão - em transição)

Professora doutora na Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UAELL) e no Progrma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

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Publicado

2022-09-17

Como Citar

PEREIRA, Fernanda Mendes; XAVIER, Vanessa Regina Duarte.
O ENSINO DO LÉXICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CATALÃO-GO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 7, n. 21, p. 95–119, 17 Set 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16697. Acesso em: 21 nov 2024.