ESCOLA CÍVICO-MILITAR: sinônimo de disciplina e interesse?

Autores

  • Maria Aparecida Lima Piai Rosa UNESPAR
  • Rosimere Santos Carrais Pre

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.26

Palavras-chave:

Autoritarismo, Corpo dócil, Disciplina, Indisciplina, Interesse

Resumo

Uma reclamação constante no ambiente escolar é a falta disciplina e, a solução que se propagou num senso comum, para resolver esse problema é a volta de uma educação autoritária com a proposta de militarização das escolas públicas. Nosso intuito com esta discussão é trazer à baila o conceito de disciplina/indisciplina e interesse, partindo do pragmatismo de John Dewey e da docilização dos corpos de Michel Foucault, ampliando as possibilidades de entendimento sobre esses conceitos, sobretudo, no âmbito escolar, instituição tão cara para o desenvolvimento humano e social.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Lima Piai Rosa, UNESPAR

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, graduação em Educação Artística pela Universidade de Araras e graduação em Sociologia pela Universidade Paulista, graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do GP Filosofia, educação e condição humana.

Rosimere Santos Carrais, Pre

Possui graduação em Ciencias Biológiacas e Pedagogia. Especialista em Educação especial, Gestão escolar e ensino de Ciências e Biologia. Atualmente é professora-Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (AME), lecionando com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Coordenação Pedagógica em 2015, 2016 na AME e 2018 na instituição de ensino municipal Senador Marcos de Barros Freire. Membro do GP Filosofia, educação e condição humana.

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Rosa, M. A. L. P. ., & Carrais, R. S. (2022). ESCOLA CÍVICO-MILITAR: sinônimo de disciplina e interesse?. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.26

Edição

Seção

A pós-modernidade e as incertezas educacionais