ESCOLA CÍVICO-MILITAR: sinônimo de disciplina e interesse?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.26Parole chiave:
Autoritarismo, Corpo dócil, Disciplina, Indisciplina, InteresseAbstract
Uma reclamação constante no ambiente escolar é a falta disciplina e, a solução que se propagou num senso comum, para resolver esse problema é a volta de uma educação autoritária com a proposta de militarização das escolas públicas. Nosso intuito com esta discussão é trazer à baila o conceito de disciplina/indisciplina e interesse, partindo do pragmatismo de John Dewey e da docilização dos corpos de Michel Foucault, ampliando as possibilidades de entendimento sobre esses conceitos, sobretudo, no âmbito escolar, instituição tão cara para o desenvolvimento humano e social.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
ARAÚJO, L. Na teoria, modernização; na prática, regressão: política educacional no governo Temer. Linhas Críticas, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, v. 27, 2021, p. 1-19. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35696
CASTRO, Camila S. & Rodrigues, Luciana, A. Disciplina e indisciplina escolar em tempos de sociedade excitada. Impulso. 26(67), 2016, p. 23-37, set.-dez. https://doi.org/10.15600/2236-9767.
DALBERIO, Maria C. B. Gestão Democrática e participação na Escola Pública Popular. Revista Iberoamericana de Educación. n.º 47/3, 2008. https://doi.org/10.35362/rie4732349
DEWEY, John. Como pensamos. (Trad. de Haydée Camargo Campos e Leonardo van Acker, 4ª ed.) São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a.
DEWEY, John. Democracia e Educação. (Trad. de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira, 3ª ed.) São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979b.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petropolis: Vozes, 1987.
NASCENTE, Renata M. M.; SILVA, V. D. Democratização da Educação Básica em São Paulo. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.26, 2020, p.1-19. https://doi10.26512/lc.v26.2020.24702
RORTY, Richard. Contingencia, Ironia e Solidariedade. Lisboa: Presença, 1994.
SILVA, Tomaz T. O Sujeito da Educação – Estudos foucaultianos. Petropolis: Vozes, 2011.
VARELA, Julia. O Estatuto do Saber Pedagógico. In: Silva, Tomaz. T (Org): O sujeito da educação - Estudos foucaultianos. Petropolis: Vozes, 2011.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.