A PROPOSTA EDUCATIVA DA MODERNIDADE: uma tarefa inconclusa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.19

Palabras clave:

Filosofia da educação, Modernidade e Pós-modernidade, Formação ética, Escolas cívico-militares

Resumen

O presente artigo trata sobre a proposta educativa da modernidade, levando em conta as críticas que os filósofos pós-modernos fazem à racionalidade, que influenciou a formação humana e culminou com o holocausto da Segunda Guerra. Consideramos, as críticas de Adorno à razão instrumental que não só teve influência epistemológica, senão também ética. Finalizamos com algumas propostas e tentativas para alcançar a ética na formação humana. A metodologia utilizada será a bibliográfica e está caracterizada por uma reflexão acerca das propostas e desafios contemporâneos.

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Biografía del autor/a

Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui, Universidade estadual de Londrina

Graduação em Filosofia, mestrado em Filosofia e doutorado em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Educação da área de Filosofia do departamento de Educação e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

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Publicado

2022-08-16

Cómo citar

Verástegui, R. de L. A. (2022). A PROPOSTA EDUCATIVA DA MODERNIDADE: uma tarefa inconclusa. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.19

Número

Sección

A pós-modernidade e as incertezas educacionais