A PROPOSTA EDUCATIVA DA MODERNIDADE: uma tarefa inconclusa
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.19Parole chiave:
Filosofia da educação, Modernidade e Pós-modernidade, Formação ética, Escolas cívico-militaresAbstract
O presente artigo trata sobre a proposta educativa da modernidade, levando em conta as críticas que os filósofos pós-modernos fazem à racionalidade, que influenciou a formação humana e culminou com o holocausto da Segunda Guerra. Consideramos, as críticas de Adorno à razão instrumental que não só teve influência epistemológica, senão também ética. Finalizamos com algumas propostas e tentativas para alcançar a ética na formação humana. A metodologia utilizada será a bibliográfica e está caracterizada por uma reflexão acerca das propostas e desafios contemporâneos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Adorno, Theodor. Textos Escolhidos. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.
Adorno, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Editora paz e terra, 1995.
Arendt, Hannah. Eichmann em Jerusalém: Um estudo sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
Canetti, Elias. Massa e poder. Brasílea: Ed. Universidade de Brasília, 1983.
Cassirer, Ernst. A filosofia do iluminismo. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
Lyotard, Jean-François. A condição pós-modema. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
Habermas, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Kant, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Casa das Musas. 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2808482&forceview=1.
Kant, Immanuel. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.
MEC. Escola cívico militar. 2019. Disponível em: http://escolacivicomilitar.mec.gov.br/ Acesso em: 06 março. 2022.
Rorty, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Rouanet, Sergio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Rousseau, Jean-Jaques. Emilio ou da Educação. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1995.
Santos, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez editores, 2008.
Schiller, Friedrich. Sobre a Educação Estética da Humanidade. São Paulo: Herder, 1963.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.