MODOS DE VERIDICÇÃO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: descredibilização de sujeitos, deslegitimação de instituições e a negativação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.27Palabras clave:
Educação, Filosofia da Educação, Escola sem Partido, Pensamento Contemporâneo, Modos de VeridicçãoResumen
Toma-se por objetivo apresentar reflexões acerca de como o Escola sem Partido ancora seu modo de compor suas redes de verdade, ou seja, como constrói uma discursividade sobre os modos de veridicação possíveis. Para tal, volto o olhar ao sítio eletrônico do movimento Escola sem Partido. A analítica é traçada a partir do Diagnóstico do Presente sob ressonâncias Foucautianas, a partir dos eixos operatórios do saber-poder-verdade. De tal analítica, ressoam duas linhas constitutivas: (i) descredenciamento de pensadores legitimados, e (ii) deslegitimação de saberes instituídos pelas ciências – de modo que sua percepção de conhecimento se dá por uma definição reativa-negativa.
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