MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário

Auteurs-es

  • María Alejandra Olivera Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires
  • Margarita Rosa Sgró Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires https://orcid.org/0000-0002-6346-5572

DOI :

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.24

Mots-clés :

Modernidade-Pós-modernidade, Educação-Democracia, Educação popular e pública

Résumé

Este texto discute as possibilidades de existência de uma pedagogia crítica emancipatória em um tempo histórico que busca romper qualquer relação como passado e fechar qualquer possibilidade de transformação social, anulando o sentido próprio de uma pedagogia crítica. A modernidade foi construída sobre a crítica imanente, razão pela qual as vozes daqueles que, sendo modernos, ao não renunciar à utopia de um mundojusto, criticamos desvios de uma humanidade que se afasta de sua melhor forma. Antes de fechar o ciclo da modernidade, discutiremos as grandes pendências da educação, sua natureza política, sua complexa relação com a democracia e a conciliação da educação pública e popular.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

María Alejandra Olivera, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires

Mestre em Educação (Educação) Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, Faculdade de Ciências Humanas: Tandil, Buenos Aires. Bacharel em Educação. Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas Tandil, Buenos Aires.

Margarita Rosa Sgró, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Mestre e Bacharel em Educação pela Universidade Nacional do Centro. Professor de Ciências da Educação pela Universidade Nacional do Centro, UNICEN. Professor Titular Ordinário, responsável pelas cadeiras de Pedagogia e Pedagogia: Escolas de Educação Contemporâneas. FCH-UNCPBA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na área de Filosofia e História. FCH-UNCPBA.

Téléchargements

Publié-e

2022-08-16

Comment citer

Olivera, M. A., & Sgró, M. R. (2022). MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.24

Numéro

Rubrique

A pós-modernidade e as incertezas educacionais