MARKETING E SUAS CONCEPÇÕES RELACIONADAS À QUALIDADE

Autores

  • Rita de Cássia Furtado Pajaú UFMA
  • Georgete Lopes Freitas UFMA

Palavras-chave:

Marketing, Composto de marketing, Qualidade

Resumo

Estudo sobre a gestão, planejamento de marketing e a relação com a qualidade. Aborda a importância e contribuições do Marketing e qualidade nas organizações. Caracteriza a pesquisa como bibliográfica norteada pela abordagem sobre definições de marketing, administração em marketing, composto mercadológico e planejamento de marketing fundamenta em autores nacionais e estrangeiros como Manzo (1986), Cobra (1997), Kotler e Keller (2006), Yanaze (2006), Las Casas (2009) e para compreensão da qualidade destaca Costa (1977), Rocha e Gomes (1993) e Maximiano (1998). Conclui que o marketing e a qualidade estão voltados ao atendimento das necessidades dos usuários e quanto às relações possui um papel atuante e significativo no desenvolvimento do mercado e do consumo.

Palavras-chave: Marketing. Composto de marketing. Qualidade.

Abstract

Study on management, marketing planning and relationship with quality. It addresses the importance and contributions of marketing and quality in organizations. It is characterized by bibliographical research guided by the approach on definitions of marketing, administration in marketing, market research and marketing planning based on national and foreign authors such as Manzo (1986), Cobra (1997), Kotler and Keller (2006), Yanaze(2006), Las Casas (2009) and for understanding quality highlights Costa (1977), Rocha and Gomes (1993) and Maximiano (1998). It concludes that marketing and quality are aimed at meeting the needs of users and how much the relationship plays an active and significant role in the development of the market and consumption.

Keywords: Marketing. Marketing composite. Quality.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Furtado Pajaú, UFMA

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA

Georgete Lopes Freitas, UFMA

Professora do departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Referências

COBRA, M. H. N. Marketing básico: uma perspectiva brasileira. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

COSTA, J. J. da S. Controle de qualidade: aspectos organizacionais e modelo estatístico. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1977.

DIAS, S. R. D. (Coord.). Gestão de marketing: professores do departamento de Mercadologia da FGV-EAESP e convidados. São Paulo: Saraiva, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: <https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2018.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento e controle. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1986.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento e controle. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1988.

KOTLER, P. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Traduzido por Alfonso Celso Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006.

LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MANZO, J. M. C. Marketing: uma ferramenta para o desenvolvimento. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india.>. Acesso em: 11 nov. 2018.

MAXIMIANO, A. C. A. Iniciando os conceitos da qualidade total. 6. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

PRODANOV, C. C. FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2018.

ROCHA, E. da C.; GOMES, S. H. de A. Gestão da qualidade em unidades de informação. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 22, n. 2, p. 142-152, maio/ago.1993.

WHITE, A. Melhoria contínua da qualidade: um guia prático para desenvolver um programa de qualidade eficaz. Tradução Geni Hirata. Rio de Janeiro: Record, 1998.

YANAZE, M. H. Gestão de marketing: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

PAJAÚ, Rita de Cássia Furtado; FREITAS, Georgete Lopes.
MARKETING E SUAS CONCEPÇÕES RELACIONADAS À QUALIDADE
. Revista Bibliomar, v. 17, n. 2, p. 33–43, 28 Dez 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/10274. Acesso em: 29 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)