A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE BIBLIOGRÁFICO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n1.2022.6Palavras-chave:
controle bibliográfico, informação, universalização, construção do conhecimentoResumo
Estudo sobre o Controle Bibliográfico na Sociedade da Informação. O objetivo geral visa discorrer sobre a organização da informação na Sociedade da Informação e, os específicos: descrever a evolução cronológica do Controle Bibliográfico; evidenciar a relação da Sociedade da Informação com o Controle Bibliográfico; destacar o crescimento substancial da informação e desenvolvimento dos meios e mecanismos para a disseminação do conhecimento, principalmente científico e tecnológico. A pesquisa é bibliográfica e os resultados referem à importância da atuação do bibliotecário e sua contribuição na Sociedade da Informação para a organização do conhecimento produzido. O Controle Bibliográfico é considerado uma ferramenta de grande relevância para atuação do bibliotecário e grande instrumento de consolidação da sua atividade profissional, tendo em vista a crescente produção e aumento do registro de informações, permitindo a recuperação, tratamento e disseminação da informação. Conclui que o Controle Bibliográfico possibilita o acesso à informação e possibilita o seu uso para a construção do conhecimento, contribuindo para uma Sociedade da Informação universalizada.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Evandro Nicomedes; ROCHA, Elisa Maria Pinto da. Trajetória da sociedade da informação no Brasil: proposta de mensuração por meio de um indicador sintético. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 38, n. 3, p. 1-12, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/wSvnF3qq3j5XqLdLjzFs6Wp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 23 nov. 2021.
BICALHO, Lucinéia. Interações disciplinares presentes na pesquisa em ciência da informação. TransInformação, Campinas, v. 23, n.2, p. 113-126, maio/ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/6fyFtNVBYcnmWQRpcMV9LTc/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Em%20defini%C3%A7%C3%A3o%20dada%20por%20Nicolescu,v%C3%A1rias%20delas%20ao%20mesmo%20tempo. Acesso em: 23 nov. 2021.
CAMPELLO, Bernadete. Introdução ao controle bibliográfico. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2006.
DUARTE, Bárbara Társia; JUVÊNCIO, Carlos Henrique. Controle bibliográfico, uma revisão é necessária?: o universo documental e a questão terminológica. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, n. esp., p. 1-12, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/73451/44705. Acesso em: 21 nov. 2021.
GRINGS, Luciana; PACHECO, Stela. A Biblioteca Nacional e o Controle Bibliográfico Nacional: situação atual e perspectivas futuras. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 77-88, jul./dez. 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42321/45992. Acesso em: 21 nov. 2021.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. Tradução de Bernardo Leitão. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 21 nov. 2021.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p.41-62, 1996.
WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf. Acesso em: 23 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Bibliomar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.