MÚSICA E TEATRO: estratégias de dinamização de atividades em bibliotecas = MUSIC AND THEATER: strategies for boosting activities in school libraries

Autores

  • Andressa Michelly dos Santos Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN http://orcid.org/0000-0001-6995-234X
  • Jadna Noronha de Lima Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n1.2021.9

Palavras-chave:

atividades dinamizadoras, música, teatro, bibliotecas escolares, bibliotecários = Keywords, dynamization activities, song, theater, school libraries, librarians.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade discutir sobre as atividades de dinamização em bibliotecas escolares, utilizando-se de manifestações artísticas como a música e o teatro. Apresenta uma reflexão sobre como essa  unidade de informação pode ser mais atrativa e fomentadora do dinamismo ao seu público-alvo. Debate sobre o perfil do profissional bibliotecário no processo de ação cultural. Reflete sucintamente sobre como a sociedade da informação se comporta nos dias atuais. Conclui que a música e o teatro além de incentivarem a leitura, são capazes de proporcionar dinamismo, revitalizando não apenas a biblioteca escolar, mas também a escola, inclusive, são projetos inovadores significativos atualmente.

ABSTRACT

The purpose of this article is to discuss about dynamization activities in school libraries, using artistic manifestations such as music and theater. It presents a reflection on how this information unit can be more attractive and encourages dynamism to its target audience. Debate on the profile of the librarian in the cultural action process. It briefly reflects on how the information society behaves today. It concludes that music and theater, in addition to encouraging reading, are capable of providing dynamism, revitalizing not only the school library, but also the school, as well, are currently significant innovative projects.

 

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Biografia do Autor

Andressa Michelly dos Santos Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015). Pós-Graduanda em Gestão de Bibliotecas Escolares - Faculdade Unyleya. Graduanda do 4º período em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jadna Noronha de Lima Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015).

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

GOMES, Andressa Michelly dos Santos; DANTAS, Jadna Noronha de Lima.
MÚSICA E TEATRO: estratégias de dinamização de atividades em bibliotecas = MUSIC AND THEATER: strategies for boosting activities in school libraries
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 1, p. 190–205, 25 Jun 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/15117. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos