MÚSICA E TEATRO: estratégias de dinamização de atividades em bibliotecas = MUSIC AND THEATER: strategies for boosting activities in school libraries

Autori

  • Andressa Michelly dos Santos Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN http://orcid.org/0000-0001-6995-234X
  • Jadna Noronha de Lima Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n1.2021.9

Parole chiave:

atividades dinamizadoras, música, teatro, bibliotecas escolares, bibliotecários = Keywords, dynamization activities, song, theater, school libraries, librarians.

Abstract

O presente artigo tem por finalidade discutir sobre as atividades de dinamização em bibliotecas escolares, utilizando-se de manifestações artísticas como a música e o teatro. Apresenta uma reflexão sobre como essa  unidade de informação pode ser mais atrativa e fomentadora do dinamismo ao seu público-alvo. Debate sobre o perfil do profissional bibliotecário no processo de ação cultural. Reflete sucintamente sobre como a sociedade da informação se comporta nos dias atuais. Conclui que a música e o teatro além de incentivarem a leitura, são capazes de proporcionar dinamismo, revitalizando não apenas a biblioteca escolar, mas também a escola, inclusive, são projetos inovadores significativos atualmente.

ABSTRACT

The purpose of this article is to discuss about dynamization activities in school libraries, using artistic manifestations such as music and theater. It presents a reflection on how this information unit can be more attractive and encourages dynamism to its target audience. Debate on the profile of the librarian in the cultural action process. It briefly reflects on how the information society behaves today. It concludes that music and theater, in addition to encouraging reading, are capable of providing dynamism, revitalizing not only the school library, but also the school, as well, are currently significant innovative projects.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Andressa Michelly dos Santos Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015). Pós-Graduanda em Gestão de Bibliotecas Escolares - Faculdade Unyleya. Graduanda do 4º período em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jadna Noronha de Lima Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015).

Riferimenti bibliografici

ANNA, Jorge Santa; GREGÓRIO, Elaine Meneguci; GERLIN, Meri Nadia Marques. Atuação bibliotecária além da biblioteca: o espaço de leitura do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes. Revista Acb: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 19, n. 1, p.77-88, 2014. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/953. Acesso em: 3 set. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 15 set. 2020.

BRASIL. Avaliação de bibliotecas escolares no Brasil. Brasília: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12794-bibliotecas-escolares-no-brasil-web-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 abr. 2021.

COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e geral. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

GARCEZ, Eliane Fioravante. As competências do bibliotecário na educação básica: reflexões de rede. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.4, p.3-24, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1923. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000400002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 abr.2021

LUZ, Ana Maria Lima da. Autoconhecimento e teatro: a contribuição do teatro para o autoconhecimento do autor. Orientador: Rafael Ralfaelli. 2000. 264 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

MACHADO, Alzemi. Atividades de dinamização dos serviços em bibliotecas escolares. Brasília, 2012. 57 p.

MARTINS, Maria Flores Siviero; BARREIROS, Ruth Ceccon. O teatro como estímulo na formação de leitores. Curitiba: [s. n.], 2008. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_maria_flores_siviero_martins.pdf. Acesso em: 11 set. 2020.

MILANESI, Luís. Biblioteca. Cotia: Ateliê Editorial, 2002. 116 p.

MORAES, José Jota de. O que é música. Sao Paulo: Brasiliense, 1983.

MORAES, Maria Rosilene de. Leitura e teatro: uma parceria de sucesso. In: CONGRESSO MINEIRO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS, 2012, Minas Gerais. Anais [...]. Disponível em: http://www.encontro.proex.ufu.br/sites/encontro.proex.ufu.br/files/files/anexos/RELATO%20DE%20EXPERI%C3%8ANCIA%20-%20LEITURA%20E%20TEATRO-UMA%20PARCERIA%20DE%20SUCESSO.pdf. Acesso em: 11 set. 2020.

MOREIRA, Ana Claudia; SANTOS, Halinna; COELHO, Irene S. A música na sala de aula: a música como recurso didático. UNISANTA humanitas, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/PERSONAL/Desktop/musica%20e%20disciplinas.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

OLIVEIRA, Maraisa Santos. Discussões e reflexões sobre a presença da música no processo de ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/10160_6762.pdf. Acesso em: 3 set. 2020.

OLIVEIRA, Maria Eunice de; STOLTZ, Tania.. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educar em Revista, Curitiba, n. 36, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602010000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 11 set. 2020.

OLIVEIRA, Priscila Felix de; SEVERINO, Thiago Saveda. O teatro e a música como auxílio no ato de leitura. 2010. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-teatro-musica-como-auxilio-no-ato-leitura.htm. Acesso em: 11 set. 2020.

PLANO de ação bibliotecas. Desenvolvimento de atividades para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias atendidas pelas bibliotecas construídas com recursos do Proares II. 2011. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B5WLb69UexIWZHByQnlzazAzZVE/view.

Acesso em: 11 set. 2020.

RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Brinquet de Lemos, 2009.

SANTOS, Izabele dias dos.Um lugar onde moram e se escondem os livros: as bibliotecas escolares e a formação de leitores. Orientadora: Elianeth Dias Kanthack Hernandes. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2018.

SOUZA, Juliana Daura de. A biblioteca e o bibliotecário escolar no processo de incentivo à leitura: uma pesquisa bibliográfica. Orientadora: Magda Teixeira Chagas. 2008. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/119542/269726.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 set. 2020.

Pubblicato

2021-06-25

Come citare

GOMES, Andressa Michelly dos Santos; DANTAS, Jadna Noronha de Lima.
MÚSICA E TEATRO: estratégias de dinamização de atividades em bibliotecas = MUSIC AND THEATER: strategies for boosting activities in school libraries
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 1, p. 190–205, 25 giu. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/15117. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos