MEDIAÇÃO CULTURAL E ARTE/EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA CAFUA DAS MERCÊS = CULTURAL MEDIATION AND NON-FORMAL ART / EDUCATION IN CAFUA DAS MERCÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.19

Palavras-chave:

museologia, arte/educação, educação não-formal, mediação cultural, currículo = Keywords, museology, art/education, non-formal education, cultural mediation, curriculum

Resumo

O artigo objetiva a reflexão sobre educação não-formal em espaço museológico, no sentido de desenvolver habilidades de leitura de imagens, contextualizando-as e, elaborar propostas poéticas embasadas na educação museal (não-formal) e arte/educação por meio da mediação cultural no Museu Cafua das Mercês (Museu do Negro).Tem por finalidade descrever a proposição de práticas educacionais não-formais em mediação cultural na Cafua das Mercês, integrante do complexo MHAM (Museu Artístico e Histórico do Maranhão) embasando-se na educação museal e arte/educação. A educação não-formal contribui para o crescimento cognitivo, emocional e social dos indivíduos como sujeitos de pertencimento identitário, como o que preconiza a Lei n.10.639/2003 sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Utilizou-se como aporte teórico, Barbosa (2009), tendo o museu como melhor possibilidade de aprendizagem do que a escola; Gohn (2015), ensino de arte não-formal; Selbach (2010), didáticas do ensino de arte; Cury (2005); Chagas (2005), espaços museológicos e a legislação pertinente ao tema. A proposição metodológica é a de realizar-se visitas mediadas aos museus e a produção de reflexão crítica por parte dos educandos e docentes. Espera-se que a partir das visitas ao Museu do Negro, haja ressignificação da visão quanto ao escravizado.

Abstract

The article aims to reflect on non-formal education in a museum space, in order to develop skills in reading images, contextualizing them and developing poetic
proposals based on museum education (non-formal) and art/education through
cultural mediation in the Cafua das Mercês Museum (Negro Museum). Its purpose is to describe the proposition of non-formal educational practices in cultural mediation in Cafua das Mercês, part of the MHAM complex (Artistic and Historical Museum of Maranhão) based on museum education and art/education. Non-formal education contributes to the cognitive, emotional and social growth of individuals as subjects of identity belonging, as advocated by Law n.10.639/2003 on the teaching of AfroBrazilian and African history and culture. It was used as theoretical support, Barbosa (2009), with the museum as a better learning possibility than the school; Gohn (2015), non-formal art teaching; Selbach (2010), didactics of art education; Cury (2005); Chagas (2005), museum spaces and legislation relevant to the theme. The methodological proposition is to carry out mediated visits to museums and the production of critical reflection by students and teachers. It is expected that from the visits to the Museu do Negro, there will be a redefinition of the vision regarding the enslaved.

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Biografia do Autor

Walter Rodrigues Marques, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA)

Mestre em Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Educação Básica, pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão); Graduando em Ciências Sociais pela UFMA; Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia; Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde (2016), pela UCAM – Universidade Cândido Mendes; Graduado em Psicologia pela Faculdade Pitágoras – São Luís (2015); Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (2012); Professor de Arte na rede estadual do Maranhão (desde 2012). 

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

MARQUES, Walter Rodrigues.
MEDIAÇÃO CULTURAL E ARTE/EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA CAFUA DAS MERCÊS = CULTURAL MEDIATION AND NON-FORMAL ART / EDUCATION IN CAFUA DAS MERCÊS
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 2, p. 113–139, 30 Dez 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/16766. Acesso em: 28 dez 2024.

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