MEDIAÇÃO CULTURAL E ARTE/EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA CAFUA DAS MERCÊS = CULTURAL MEDIATION AND NON-FORMAL ART / EDUCATION IN CAFUA DAS MERCÊS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.19

Parole chiave:

museologia, arte/educação, educação não-formal, mediação cultural, currículo = Keywords, museology, art/education, non-formal education, cultural mediation, curriculum

Abstract

O artigo objetiva a reflexão sobre educação não-formal em espaço museológico, no sentido de desenvolver habilidades de leitura de imagens, contextualizando-as e, elaborar propostas poéticas embasadas na educação museal (não-formal) e arte/educação por meio da mediação cultural no Museu Cafua das Mercês (Museu do Negro).Tem por finalidade descrever a proposição de práticas educacionais não-formais em mediação cultural na Cafua das Mercês, integrante do complexo MHAM (Museu Artístico e Histórico do Maranhão) embasando-se na educação museal e arte/educação. A educação não-formal contribui para o crescimento cognitivo, emocional e social dos indivíduos como sujeitos de pertencimento identitário, como o que preconiza a Lei n.10.639/2003 sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Utilizou-se como aporte teórico, Barbosa (2009), tendo o museu como melhor possibilidade de aprendizagem do que a escola; Gohn (2015), ensino de arte não-formal; Selbach (2010), didáticas do ensino de arte; Cury (2005); Chagas (2005), espaços museológicos e a legislação pertinente ao tema. A proposição metodológica é a de realizar-se visitas mediadas aos museus e a produção de reflexão crítica por parte dos educandos e docentes. Espera-se que a partir das visitas ao Museu do Negro, haja ressignificação da visão quanto ao escravizado.

Abstract

The article aims to reflect on non-formal education in a museum space, in order to develop skills in reading images, contextualizing them and developing poetic
proposals based on museum education (non-formal) and art/education through
cultural mediation in the Cafua das Mercês Museum (Negro Museum). Its purpose is to describe the proposition of non-formal educational practices in cultural mediation in Cafua das Mercês, part of the MHAM complex (Artistic and Historical Museum of Maranhão) based on museum education and art/education. Non-formal education contributes to the cognitive, emotional and social growth of individuals as subjects of identity belonging, as advocated by Law n.10.639/2003 on the teaching of AfroBrazilian and African history and culture. It was used as theoretical support, Barbosa (2009), with the museum as a better learning possibility than the school; Gohn (2015), non-formal art teaching; Selbach (2010), didactics of art education; Cury (2005); Chagas (2005), museum spaces and legislation relevant to the theme. The methodological proposition is to carry out mediated visits to museums and the production of critical reflection by students and teachers. It is expected that from the visits to the Museu do Negro, there will be a redefinition of the vision regarding the enslaved.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Walter Rodrigues Marques, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA)

Mestre em Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Educação Básica, pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão); Graduando em Ciências Sociais pela UFMA; Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia; Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde (2016), pela UCAM – Universidade Cândido Mendes; Graduado em Psicologia pela Faculdade Pitágoras – São Luís (2015); Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (2012); Professor de Arte na rede estadual do Maranhão (desde 2012). 

Riferimenti bibliografici

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino de arte: memória e história. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. (Estudos, 248).

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2012. (Estudos,126).

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009. (Coleção Arte e Educação).

BRAGA, Gedley Belchior. Mais ou menos três reflexões para um museu de arte contemporânea no século XXI. Cadernos do CEOM: Revista do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, v. 18, n. 21, 2014.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 17 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Linguagens, códigos e suas tecnologias: Parâmetros curriculares nacionais – ensino médio. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 15 out. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. . – Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. 130 p. (Ensino de 1ª a 4ª série).

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. – Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. 116 p. (Ensino de 5ª a 8ª série).

CAFETEIRA, Epitácio. Reviver. Brasília: Senado Federal: Centro Gráfico, 1994.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. 23. ed. rev. e ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

CARVALHO, Cristina. Quando a escola vai ao museu. Campinas, SP: papiros, 2016. (Coleção Ágere).

CHAGAS, Mário de Souza. Museu, museologia e pensamento social brasileiro. Cadernos do CEOM: Revista do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, v. 18, n. 21, jun. 2014. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/viewFile/2270/1352l. Acesso em: 22 jul. 2015.

CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEU. Declaração de Caracas. In: Cadernos de Sociomuseologia, n. 15,1999. Disponível em:http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/07/declaracao-de-caracas.pdf. Acesso em: 16 set. 2021.

CRUZ, Giseli Barreto da; HOBOLD, Márcia. Práticas formativas de professores de cursos de licenciatura: diferentes estratégias para ensinar. In: ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016. p. 237-262. (Prática Pedagógica).

CURY, Marília Xavier. Museologia: marcos referenciais. Cadernos do CEOM: Revista do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, v. 18, n. 21, 2014. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/2271/1353. Acesso em: 03 dez. 2017.

DINO, Flávio. (GOVERNO DO MARANHÃO – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS). Inaugurada reforma do museu Cafua das Mercês. 20 nov. 2020a. Disponível em: https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=289949. Acesso em: 06 nov. 2021.

DINO, Flávio. (GOVERNO DO MARANHÃO – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS). Artigo do governador: Consciência para transformar o futuro. Direitos humanos. 22 nov. 2020b. Disponível em: https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=290011. Acesso em: 06 nov. 2021.

GOHN, Maria da Glória (org.). Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar., 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405. Acesso em: 19 abr. 2021.

GOVERNO DO MARANHÃO. Secretaria de Estado do Turismo. Cidades patrimônio, história e arquitetura: Centro Histórico de São Luís, [201-?]. Disponível em: https://www.turismo.ma.gov.br/cidades-patrimonio-historia-e-arquitetura. Acesso em: 19 set. 2021.

GOVERNO DO MARANHÃO – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Museu Cafua será reaberto nesta sexta-feira (20) após reforma completa. 19 nov. 2020. Disponível em: https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=289820. Acesso em: 06 nov. 2021.

GUIA das artes. [201-?] ). Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/maranhao/museu-historico-e-artistico-do-maranhao. Acesso em: 20 set. 2021.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. Silvana Cobucci Leite. 9. ed. – São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção questões da nossa época, v. 14).

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da política nacional de educação museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

LIMA, Edwiges Inácia de; NAGAO, Fernanda Quinei Alves; SELMO, Jaqueline Tumitan; LANDIM, Sorrana Penha Paz; LIMA, Vanda Moreira Machado. O papel da educação formal, não formal e informal na formação política de mulheres educadoras. Revista Pegada: A Revista da Geografia do Trabalho, v. 20. n.1, p. 270-286, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/view/6305. Acesso em: 10 abr. 2021.

LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte: um guia para os pais. Trad. Miguel Maillet. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

MARQUES, Walter Rodrigues; FERREIRA, Diego Jorge Lobato; CUTRIM, Dayana Sthéfane Pereira; VIANA, Maria Neuraildes Gomes; FREITAS, Marizelia Dielle de; COSTA, Rosangela Coêlho; ROCHA, Luís Félix de Barros Vieira; SOARES, Hérbia Araújo. Profissionalidade docente: Saber e busca de reconhecimento. Braz. J. of Develop. Curitiba, v. 6, n.12, p.97692-97711 dec. 2020.

MARQUES, Walter Rodrigues; ROCHA, Viviane Moura da; DINIZ, Maria de Jesus dos Santos; MONTEIRO, Thainara Coelho. Arte-educação informal no Cafua das Mercês. Brazilian Journal of Development, Curitiba, ano 2020, v. 6, n. 9, ed. 9, p. 64470-64480, 2 set. 2020. DOI 10.34117/bjdv6n9-037. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16052/13143. Acesso em: 26 set. 2020.

MIRANDA, Marília Gouveia de. O professor pesquisador e sua pretensão de resolver a relação entre a teoria e a prática na formação de professores. In: ANDRÉ, Marli (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática de professores. 12. ed. – Capinas, SP: Papirus, 2012. p. 129-143. (Série Prática Pedagógica).

MONASER JR., Eduardo; SANCHEZ, Petra Sanchez; STORI, Norberto. Propostas poéticas a partir do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (org.). A Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 296-311.

MUSEU ARTÍSTICO E HISTÓRICO DO MARANHÃO. Conhecendo museus, [201-?]. Disponível em: http://www.conhecendomuseus.com.br/museus/museu-historico-e-artistico-do-maranhao/. Acesso em: 06 nov. 2021.

MUSEU ARTÍSTICO E HISTÓRICO DO MARANHÃO. Museu Cafua das Mercês (Museu do negro), [201-?]. Disponível em:http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/mham/index.php?page=mcafuam. Acesso em: 19 set. 2021.

OLIVEIRA, Genoveva. O museu como um instrumento de reflexão social. In: MIDAS: Museus e Estudos Interdisciplinares, 2, 2013. Disponível em: https://journals.openedition.org/midas/222. Acesso em: 16 set. 2021.

RIBEIRO, Juliana. 11 museus em São Luís indispensáveis para conhecer a história do Maranhão. O imparcial, São Luís, 03 set. 2018. Cultura. Disponível em: https://oimparcial.com.br/turismo/2018/09/11-museus-em-sao-luis-indispensaveis-para-conhecer-a-historia-do-maranhao/. Acesso em: 06 nov. 2021.

SÃO LUÍS – MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO. Viajento, 03 nov. 2017. Disponível em: https://viajento.com/2017/11/03/sao-luis-museu-historico-e-artistico-do-maranhao/. Acesso em: 06 nov. 2021.

SELBACH, S. Arte e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SILVA, João Ricardo Costa. Políticas públicas no Centro Histórico de São Luís: as etapas do processo de intervenções urbanística. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 4.,. 2009, São Luís. Anais [...]. São Luís: JOINPP/UFMA, 2009. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIV/%C3%8DNDICE%20EIXO%20IDENTIDADE.htm. Acesso em: 22 jul. 2015.

SILVA, Regiane Caire; ESPÍRITO SANTO, José Marcelo do. A Coleção Assis Chateaubriand do Maranhão: o museu regional que não deu certo. Museologia e Patrimônio: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio: Unirio: MAST, v.10, n. 1, 2017.

SOBRADOS e mirantes. [201-?]. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1e/Sobrados_e_Mirantes_%28866917376%29.jpg/800px-Sobrados_e_Mirantes_%28866917376%29.jpg. Acesso em: 20 set. 2021.

TOURINHO, Irene. Transformações no ensino de arte: algumas questões para uma reflexão conjunta. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Pubblicato

2021-12-30

Come citare

MARQUES, Walter Rodrigues.
MEDIAÇÃO CULTURAL E ARTE/EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA CAFUA DAS MERCÊS = CULTURAL MEDIATION AND NON-FORMAL ART / EDUCATION IN CAFUA DAS MERCÊS
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 2, p. 113–139, 30 dic. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/16766. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i