COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS BIBLIOTECÁRIOS DE REFERÊNCIA DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: uma revisão sistemática de literatura = PROFESSIONAL SKILLS OF REFERENCE LIBRARIANS OF THE UNIVERSITY LIBRARIES: a systematic literature review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n1.2021.7

Keywords:

competência profissional, bibliotecário de referência, biblioteca universitária, serviço de referência = Keywords, professional skills, reference librarian, university library, referral service.

Abstract

O Serviço de Referência se caracteriza por ser uma função organizada que presta respostas personalizadas a uma consulta explícita em busca de informações bibliográficas ou documentais. O papel do profissional Bibliotecário é fundamental, para disponibilizar esse serviço, pois está em contato direto com os usuários. Para sua execução é necessário que o profissional tenha as competências que permitam trabalhar de modo mais ativo junto aos usuários. O objetivo deste trabalho é identificar na literatura, nacional e internacional, quais as habilidades requeridas para a atuação do Bibliotecário no Serviço de Referência das Bibliotecas Universitárias, com o intuito de aprimorar esse serviço. A fim de atingir esse objetivo, esta pesquisa faz uso da metodologia de Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, nas bases de dados selecionadas, houve um retorno de 191 documentos, reduzidos para uma amostra de 5, após uma segunda avaliação. A análise quantitativa é representada de forma objetiva por seis tópicos: o título, a autoria, o objetivo, o(s) método(s) utilizado(s), o principal resultado e o ano de publicação do trabalho. A análise qualitativa demonstra que o Bibliotecário de Referência pode ser classificado como: “mediador/tutor”, “mediador/aconselhador”, “mediador/tecnicista” e social/generalista. Os trabalhos analisados apresentaram, de acordo com o contexto e objetivo da pesquisa de cada um, as habilidades e competências requeridas para um Serviço de Referência ativo. Dessa forma, o objetivo proposto foi alcançado. Cada estudo, com sua particularidade apresentou as competências necessárias ao bibliotecário.

ABSTRACT

The Reference Service is characterized by being an organized function that provides personalized answers to an explicit query in search of bibliographic or documentary information. The role of the professional Librarian is essential to provide this service, as they are in direct contact with users. For its implementation it is necessary that the professional has the skills to work more actively with users. The objective of this work is to identify, in the national and international literature, which skills are required for the Librarian's performance in the Reference Service of University Libraries, in order to improve this service. In order to achieve this goal, this research makes use of the Systematic Literature Review (SLR) methodology. By applying the inclusion and exclusion criteria, in the selected databases, 191 documents were returned, reduced to a sample of 5, after a second evaluation. Quantitative analysis is objectively represented by six topics: title, authorship, objective, method(s) used, main result and year of publication of the work. Qualitative analysis demonstrates that the Reference Librarian can be classified as: “mediator/tutor”, “mediator/adviser”, “mediator/technicist” and social/generalist. The analyzed works presented, according to the context and objective of the research of each one, the skills and competences required for an active Reference Service. In this way, the proposed objective was achieved. Each study, with its particularity, presented the necessary skills to the librarian.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudia dos Santos Roberto Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Gabriela Natale Vicalvi Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Letícia dos Santos Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais.

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

References

ACCART, J. P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012. 312 p.

CORDEIRO, A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007.

CORREA, E. C. D.; LUCAS, E. R. O.; MULLER, V. F. Conexão entre competência em informação e as disciplinas fontes de informação e Serviço de Referência: um mapa conceitual. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v.16, n. 2, p. 501-521 maio/ago. 2018. Disponível em: http://eprints.rclis.org/32795/1/8649760-34921-3-PB.pdf. Acesso em: 19 maio 2021.

FARIAS, M. G. G.; SOARES, J. S. Competências do bibliotecário de referência em bibliotecas universitárias. Biblionline, João Pessoa, v. 12, p. 57-72, 2016.

FIGUEIREDO, N. M. Serviços de referência e informação. São Paulo: Polis, 1992.

FONSECA, B. P. Estudo de caso: satisfação dos usuários da Biblioteca Ângela Vaz Leão do UNIFOR-MG em 2018. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário de Formiga, Formiga, MG, 2018. Disponível em: https://bibliotecadigital.uniformg.edu.br:21015/jspui/bitstream/123456789/680/1/TCC_BrunaPalharesFonseca.pdf. Acesso em: 19 maio 2021.

FUJITA, M. S. L. A biblioteca digital no contexto da gestão de Bibliotecas Universitárias: análise de aspectos conceituais e evolutivos para a organização da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2005.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33(TR/SE-0401), 28, 2004.

MACEDO, N. D. Princípios e reflexões sobre o serviço de referência e informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1, 4, p. 9-37, 1990.

MARCONDES, C.; MENDONÇA, M.; CARVALHO, S. Serviços via Web em bibliotecas universitárias brasileiras. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-99362006000200003&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 19 maio 2021.

MIRANDA, A. C. C.; CARVALHO, M. M. Desenvolvimento de coleções de fontes de informação eletrônicas em bibliotecas universitárias. Biblionline, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 15-28, 2014.

NASCIMENTO, D. et al. O uso do facebook como ferramenta do serviço de Referência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Belo Horizonte: [SB/UFMG], 2014. 7 p. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/510/1/490-1349.pdf. Acesso em: 19 maio de 2021.

ROSSI, T.; COSTA, M. D.; PINTO, A. L. Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em Bibliotecas Universitárias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, p. 111-123, jan./jun. 2014.

PINHEIRO, L. V. R.; FERREZ, H. D. Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Rio de Janeiro; Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2014.

SANTA ANNA, J. A Revisão sistemática de literatura - RSL: conceitos, objetivos, histórico e etapas. 2019. 16 slides.

SANTOS, A. O. LISA é opção de conteúdo voltado à Ciência da Informação. Portal de Periódicos CAPES/MEC, 2019. Disponível em: http://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&cid=781&mn=0. Acesso em: 10 jun. 2021.

SANTOS, C. M. C.; PIMENTA, C. A. M.; NOBRE, M. R. C. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 15, n. 3, p. 508-511, jun. 2007.

Published

2021-06-25

How to Cite

NASCIMENTO, Cláudia dos Santos Roberto; RIBEIRO, Gabriela Natale Vicalvi; MIRANDA, Letícia dos Santos.
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS BIBLIOTECÁRIOS DE REFERÊNCIA DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: uma revisão sistemática de literatura = PROFESSIONAL SKILLS OF REFERENCE LIBRARIANS OF THE UNIVERSITY LIBRARIES: a systematic literature review
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 1, p. 143–167, 25 Jun. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/16773. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos