O USO DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA PELAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS EM TEMPOS DE COVID-19: um relato de experiência na região norte do Brasil = THE USE OF MEDIA EDUCATION BY UNIVERSITY LIBRARIES IN TIMES OF COVID-19: an experience report in the Northern region of Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.23

Keywords:

biblioteca universitária, educação midiática, educomunicação = Keywords, university libraries, media education, educommunication

Abstract

Ao longo das últimas duas décadas do século XXI, as bibliotecas universitárias têm enfrentado um grande desafio: alinhar o suporte tradicional da informação às inovações tecnológicas voltadas para o ensino e aprendizagem. Isso se torna bastante evidente no contexto da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), que obrigou as unidades de informação a repensarem ainda mais a forma de gestão e oferta de seus produtos em ambientes virtuais. Em razão das restrições impostas, as bibliotecas passaram a investir maciçamente em treinamentos, webinar (webconferências) e eventos on-line, tais como: seminários, congressos e oficinas. O objetivo geral direcionou-se a descrever a utilização de educação midiática pelas Bibliotecas Universitárias da UFRR e da UFAM. Para a consecução deste trabalho adotou-se uma pesquisa caracterizada como um estudo de caso, além de abordagens de caráter descritivo e qualitativo, com fito de estabelecer a correlação da qualidade informacional e dos serviços fornecidos. Propõe-se que os estudos, objetos deste trabalho, tenham prosseguimento, produzindo ações e conhecimentos novos.

Abstract

Over the last two decades of the 21st century, university libraries have faced a major challenge: to align the traditional support of information with technological innovations aimed at teaching and learning. This becomes quite evident in the context of the SARS-CoV-2 (Covid-19) coronavirus pandemic, which forced information units to further rethink the way they manage and offer their products in virtual environments. Due to the restrictions imposed, libraries started to invest massively in training, webinars (web conferences) and online events, such as: seminars, congresses and workshops. The general objective was aimed at describing the use of media education by the University Libraries of UFRR and UFAM. In order to carry out this work, a research characterized as a case study was adopted, in addition to descriptive and qualitative approaches, with the aim of establishing the correlation between the informational quality and the services provided. It is proposed that the studies, objects of this work, continue, producing new actions and knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ASSIS, C. M. C. de et al. Refletindo o uso da biblioteca universitária: proposta para treinamento on-line de usuários. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5697. Acesso em: 24 set. 2021.

BORKO, H. Information Science: what is it? American Documentation, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 3-5, jan. 1968. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EdbertoFerneda/k---artigo-01.pdf. Acesso em: 24 set. 2021.

DECLARAÇÃO de Lyon sobre o acesso à informação e desenvolvimento. Lyon: ONU, 2014. Disponível em: https://www.lyondeclaration.org/content/pages/lyon-declaration-pt.pdf. Acesso em: 24 set. 2021.

HENKEL, M. et al. Case studies on open innovation in libraries. In: ANNUAL MEETING OF THE ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE & TECHNOLOGY, 80., 2017, Washington, DC. Anais eletrônicos [...]. Washington, DC: ASIS&T, 2017. p. 705-706. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/pra2.2017.14505401123?af=R. Acesso em: 24 set. 2021.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável (ODS). Brasília, DF: ONUBR, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 24 set. 2021.

NUNES, M. S. C.; CARVALHO, K. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 173-193, jan. /mar. 2016. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2572. Acesso em: 24 set. 2021.

PINTO, V. B, SOARES, M. E. Apresentação. In: PINTO, V. B, SOARES, M. E. Informação para a área de saúde: prontuário do paciente, ontologia de imagem, terminologia, legislação e gerenciamento eletrônico de documentos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 13-22.

PRADO, J. M. K.; CAVAGLIERI, M. A inovação para os bibliotecários de uma instituição de educação profissional: conhecendo o perfil para continuar inovando. REBECIN, [s. l.], v.3, n.2, p.93-108, jul./dez. 2016. Disponível em: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin. Acesso em: 24 set. 2021.

RAMÍREZ, D. M. B.; ZANINELLI, T. B. O uso do design thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 59-74, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/147/14750845006.pdf. Acesso em: 24 set. 2021.

SAMEK, T. Librarianship and human rights: a twenty-first century guide. Amsterdam: Elsevier, 2014.

SCHLEMMER, E. O trabalho do professor e as novas tecnologias. Revista Textual. Porto Alegre, v. 1, n. 8, p. 33-42, set. 2006. Disponível em: https://www.sinprors.org.br/wp-content/uploads/2018/05/setembro2006_completo.pdf. Acesso em: 24 set. 2021.

SILVA, A. M. A informação: da compreensão do fénomeno e construção do objecto científico. Porto: Ed. Afrontamento, 2006.

SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, I. O.; ROSA, R.; MACHADO, S. P. Educomunicação e diversidade: tecendo saberes. São Paulo: ABPEducom, 2016.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Published

2021-12-30

How to Cite

SANTOS, Hellinton Staevie dos; FERREIRA, Manuella Marinho.
O USO DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA PELAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS EM TEMPOS DE COVID-19: um relato de experiência na região norte do Brasil = THE USE OF MEDIA EDUCATION BY UNIVERSITY LIBRARIES IN TIMES OF COVID-19: an experience report in the Northern region of Brazil
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 2, p. 211–223, 30 Dec. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/17791. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Relato de Experiência