DIGITALIZAÇÃO DE OBRAS RARAS E JORNAIS MARANHENSES DA BIBLIOTECA PÚBLICA BENEDITO LEITE: a preservação da informação por meio da tecnologia
Keywords:
Marketing digital, Biblioteca Pública Benedito Leite, Digitalização.Abstract
Apresenta análise à digitalização de obras raras e jornais maranhenses da Biblioteca Pública Benedito Leite. Objetiva identifi car os benefíciosda digitalização como marketing digital, notadamente a divulgação das obras raras e jornais maranhenses na Biblioteca digital da Biblioteca Pública Benedito Leite.A pesquisa é de caráter descritivo e bibliográfi co, além da pesquisa de campo, onde foi aplicado questionário com a Bibliotecária responsável pelo setor de obras raras da Biblioteca Pública Benedito Leite.Apresenta análise de dados coletados através da entrevista feita com a bibliotecária participante da pesquisa. Concluique a digitalização trouxe inúmeros benefícios para a Instituição e que o setor de obras raras necessita de maior divulgação de seus serviços, fazendo um marketing digital do seu acervo.Downloads
References
AMARAL, S.A. Marketing da informação: entre a promoção e a comunicaçãointegrada de marketing. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n.1, p. 31-44, 2008.
FASCIONI, Lígia. Marketing Digital. São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2014.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequenas empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
LIMEIRA, Tania Maria Vidigal. E-Marketing: O marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003. MELGAREJO, Camila Rufi no. Marketing digital em bibliotecas. 2007, Campinas. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?view=23466>. Acesso em: 8 maio 2014.
MERINO, Danilo W. Web marketing. Disponível em: <http://www.baguete. com.br/artigo.php?nome=danilow.merino&id=287>. Acesso em: 10 jul. 2014.
MORAES, Jomar. Guia histórico da Biblioteca Pública Benedito Leite. São Luís: Fundação Cultural do Maranhão, 1973.
OLIVEIRA, A. M.; PEREIRA, E. C. Marketing de relacionamento para a gestão de unidade de informação. Informação & Sociedade: João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 13-36, jul./ dez. 2003. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ ies/article/view/89>. Acesso em: 10 jul. 2014.
SILVA. M. C. S. Marketing em bibliotecas universitárias. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 15. 2008 São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 8 maio 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.