ANÁLISE DE MODELOS DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Palabras clave:
Competência em informação, Educação profissional, Modelos de competência em informaçãoResumen
Estudo sobre competência informacional na Educação Profissional.A informação possui o status de insumo básico da sociedade contemporânea, requerendo assim de seus indivíduos competências para acessar, avaliar e usar as fontes de informações disponíveis. A educação para a Competência em Informação precisa estar presente em todos os níveis educacionais, inclusive na Educação Profissional, modalidade que tem como objetivo a formação de trabalhadores. A pesquisa objetiva analisar e comparar os modelos de Competência em Informação na Educação Profissional desenvolvidos por Spudeit (2015) e Santos (2017). Conceitua Competência em Informação e discute a Educação Profissional no Brasil. Trata de uma pesquisa exploratória e comparativa de abordagem qualitativa, que analisa os Modelos “Programa de Competência em Informação voltado para o ensino profissional” de Spudeit (2015) e “Quadro Conceitual de Inter-relação entre as ‘Sete Faces da Coinfo’ e os ‘Padrões e Indicadores de Coinfo’ com adaptações às características e princípios da EPT”, de acordo com duas categorias: contexto e tipo de unidade de educação profissional e padrões e indicadores. Conclui que os trabalhos de Spudeit (2015) e Santos (2017) demonstram a preocupação da Biblioteconomia e da Ciência da Informação em compreendera complexidade da Educação Profissional e oferecerem subsídios teórico-metodológicos e conceituais para a inclusão da Competência em Informação na formação de futuros trabalhadores.
Palavras-chave: Competência em informação. Educação profissional. Modelos de competência em informação.
Abstract
Information became the basic input of our contemporary society, requiring of its individuals the need to acquire competencies to access, evaluate and use information and the information sources available. The education for information literacy must be present in all educational levels, including vocational educational, which has as objective the education of future workers. This research has as objective to analyse and to compare the models of information literacy in vocational education developed by Spudeit (2015) and Santos (2017). Present the concepts of Information Literacy and debates the Vocational Education in Brazil. This is also an exploratory and comparative research with qualitative approach, which analyses the models “Program of Information Literacy focused on vocational education” of Spudeit (2015) and “Conceptual Framework of Interrelation between the “Seven Faces of InfoLit” and the “Standards and Indicator of InfoLit” with adaptations to the characteristics and principles of Vocational Education”, according to two categories: context and kind of vocational education unity and standards and indicators. Concludes that the works of Spudeit (2015) and Santos (2017) demonstrate the preoccupation of Library and Information Science on understand the complexity of Vocational Educational and offering methodological, theoretical and conceptual subsidies to include information Literacy in the education of future workers.
Keywords: Information literacy. Vocational education. Models of information literacy.
Descargas
Citas
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for Higher Education. Chicago, Illinois: ALA, 2000. Disponível em: < http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/standards/standards.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2018.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n. 2, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/218>. Acesso em: 7 ago. 2018.
CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986/1028>. Acesso em: 7 ago. 2018.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, Niterói, ano 3, número 3, 2005. Disponível em: <http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2018.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Competência informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 1-22, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045>. Acesso em: 7 ago. 2018.
______. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704/2109>. Acesso em: 7 set. 2018.
SANTOS, Camila Araújo dos. Competência em Informação na formação básica dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150036>. Acesso em: 7 ago. 2018.
SPUDEIT, Daniela. Proposta de um programa de desenvolvimento de Competência em Informação para alunos do ensino profissional. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 2, n. 2, p. 67-77, maio/ago. 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1782/1466> Acesso em: 7 ago. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.