A PESQUISA E A FORMAÇÃO DE DISCENTES DE HOTELARIA: ESTUDO DE CASO DO GRUPO DE PESQUISA EM SEGURANÇA E CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR DA UFMA
Palabras clave:
Pesquisa Científica, Grupo de Pesquisa, HotelariaResumen
A pesquisa científica consta nos currículos das universidades, demonstrando a sua relevância na formação estudantil e profissional. Cada vez mais o mercado de trabalho exige que o profissional deixe apenas os conhecimentos teóricos e busque a prática para a produção de novas competências e habilidades. Esse estudo teve como objetivo verificar a importância da pesquisa científica para a formação (estudantil e profissional) dos discentes de Hotelaria, integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Segurança e Contaminação Alimentar (GEPSCA) da UFMA. A pesquisa, de abordagem quanti-quali, teve o caráter exploratório-descritivo, com foco no estudo de caso de um grupo de pesquisa. Para coleta foi utilizado um formulário online, com questões de múltipla escolha, aplicados com 12 alunos do curso de Hotelaria que integram o grupo GEPSCA da UFMA. Buscou-se obedecer aos cuidados éticos de acordo coma resolução 196/96 do Conselho Nacional. Concluiu-se, que a maior parte dos alunos veem a pesquisa científica como produção de conhecimento, observou-se também que os alunos mostram um interesse médio pela pesquisa, apesar da maioria já ter participado de três ou mais projetos de pesquisa.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
CAMPOS, Fernando Guerra Grossi; SANTOS, Raquel Fortes; SANTOS, Flávia Costa Pinto. A importância da pesquisa científica na formação profissional dos alunos do curso de educação física do UNILESTEMG. Movimetum-Revista Digital de Educação Física, v.4, n.2, ago./dez. 2009. Disponível em: https://www.unilestemg.br/movimentum/Artigos_V4N2_em_pdf/Campos_Santos_Santos_Movimentum_v4_n.2_2_2009.pdf. Acesso em: 22 de março de 2019.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. EGA, 2002.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Série Pesquisa em Educação, v.1, Brasília: Plano Editora, 2002.
LEITE, Ângela Roberta Lucas; BORGES, Loise Cristina; SANTOS, Lucas Gabriel da Silva. A produção do conhecimento de grupos de pesquisa do Curso de Hotelaria –UFMA no âmbito da extensão universitária. Revista Bibliomar, v. 17, n. 2, jul./dez. 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/1027. Acesso em: 23 de março de 2019.
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos sobre a iniciação cientifica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p.173-197, jan./abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a09.pdf. Acesso em 22 de fevereiro de 2019.
MINAYO, Maria Cecilia de S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul/set, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/csp/v9n3/02.pdf. Acesso em 22 de março de 2019.
NASCIMENTO, Adna Souza de. et al. Pesquisa cientifica e a construção do conhecimento: possibilidade e prática ou utopia?. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, ISSN 2318-1001, João Pessoa, v.1, n. 2, p. 106-122, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/viewFile/17257/9917. Acesso em: 22 de março de 2019.
NERVO, Alessandra Cristiane dos Santos; FERREIRA, Fabio Lustosa. A importância da pesquisa como princípio educativo para a formação cientifica de educandos do ensino superior. Educação em Foco, v.7, 2015. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/3importancia_pesquisa_paraformacaocientifica.pdf. Acesso em: 22 de março de 2019.
RODRIGUES. Auro de Jesus. Metodologia Científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.
SIMÃO, L. M. et al. O Papel da iniciação científica para a formação em pesquisa na pós-graduação. In: Simpósio de pesquisa e Intercâmbio Cientifico da Associação nacional de Pesquisa e pós-graduação em Psicologia, 6, 1996. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anppep, 1996. p.111-113.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.