AMBIENTE DA BIBLIOTECA ESCOLAR: agregando valor à prestação do serviço de informação

Autores/as

Palabras clave:

Biblioteca escolar, Ambiente da biblioteca, Espaço físico

Resumen

Discute a construção do espaço da biblioteca como elemento integrante do processo de mediação da informação no ambiente escolar. Aborda a significação do espaço enquanto uma construção de sentido fundamental para amparar o estabelecimento das estratégias de sua organização, incluindo a escolha de sua localização no conjunto arquitetônico da escola. Examina a gestão ambiental a partir da percepção de ações e esforços para a organização do espaço da biblioteca escolar envolvendo as características da distribuição espacial, bem como das ambientais, com especial destaque para acessibilidade, iluminação, mobiliário, sinalização e ventilação. Conclui afirmando que os elementos dispostos no contexto espacial da biblioteca escolar se configuram de modo a fazer com que ela cumpra seu papel de agente mediador da informação.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Ambiente de biblioteca. Espaço físico.

SCHOOL LIBRARY ENVIRONMENT: adde value to the provision of information service

Abstract

It discusses the construction of the library space as an integral element of the information mediation process in the school environment. It addresses the significance of space as a construction of fundamental meaning to support the establishment of your organization's strategies, including the choice of its location in the school's architectural complex. It examines environmental management from the perception of actions and efforts to organize the space of the school library involving the characteristics of the spatial distribution as well as the environmental ones, with special emphasis on accessibility, lighting, furniture, signage and ventilation. He concludes by stating that the elements arranged in the spatial context of the school library are configured in such a way as to make it fulfill its role as mediating agent of information.

Keywords: School library. Library environment. Physical space. 

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Biografía del autor/a

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). PhD em Propriedade Intelectual. Doutora em Comunicação e Semiótica.

Jakline Silva Pinto

Pós-graduanda em Linguística e Formação de Leitores – Instituto Souza, 2020.

Citas

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Publicado

2020-06-30

Cómo citar

BARBALHO, Célia Regina Simonetti; PINTO, Jakline Silva.
AMBIENTE DA BIBLIOTECA ESCOLAR: agregando valor à prestação do serviço de informação
. Revista Bibliomar, v. 19, n. 1, p. 10–26, 30 jun. 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/14274. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos