RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: uma comparação entre instituições de ensino superior = SOCIO-ENVIRONMENTAL RESPONSIBILITY: a comparison between higher education institutions

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.17

Palabras clave:

desenvolvimento sustentável, universidades, responsabilidade socioambiental = Keywords, sustainable development, universities, socio-environmental responsibility

Resumen

A responsabilidade socioambiental é um conceito complementar e crescente em discussões, tanto no âmbito organizacional quanto educacional. A pesquisa é de caráter bibliográfico, cuja coleta de dados foi realizada por meio de revisão da literatura corrente sobre o tema estudado em periódicos como Google Acadêmico, Scielo e Capes, bem como em sites das próprias instituições de ensino objeto do estudo: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Faculdade Pitágoras, Centro Universitário do Maranhão (CEUMA), Faculdade ISL WYDEN, Universidade Dom Bosco (UNDB). O objetivo geral buscou identificar o impacto das ações de responsabilidade socioambiental para as comunidades circunvizinhas das respectivas instituições de ensino superior analisadas e os objetivos específicos visavam explorar ainda mais a problemática, por meio dos seguintes pontos: identificar as ações realizadas e fomentadas pelas instituições de ensino superior no âmbito da responsabilidade socioambiental; verificar a participação dos discentes nas ações realizadas e analisar os efeitos gerados nas comunidades beneficiadas. Foram identificadas ações sociais e projetos voltados para o tema de responsabilidade social e ambiental em todas as universidades comparadas, porém em algumas o grau de envolvimento dos discentes e da comunidade externa é mínimo, como no caso das universidades públicas analisadas, enquanto nas faculdades particulares o envolvimento da comunidade acadêmica e externa, em geral, é muito maior e contínuo. O impacto gerado nas comunidades é perceptível por meio das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas instituições, especialmente pela Universidade CEUMA, ISL Wyden e Faculdade Pitágoras, que englobam a participação ativa de seus discentes nas ações promovidas, maximizando o papel da aprendizagem prática e formação cívica.

Abstract

Socio-environmental responsibility is a complementary and growing concept in
discussions, both in the organizational and educational spheres. The research is
bibliographic in nature, whose data collection was carried out by reviewing the
current literature on the topic studied in journals such as Google Scholar, Scielo and Capes, as well as on the websites of the educational institutions object of the study: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Faculdade Pitágoras, Centro Universitário do Maranhão (CEUMA), Faculdade ISL WYDEN, Universidade Dom Bosco (UNDB). The general objective sought to identify the impact of social and environmental responsibility actions for the surrounding communities of the respective higher education institutions analyzed and the specific objectives aimed to further explore the problem, through the following points: to identify the actions carried out and promoted by educational institutions superior in the scope of socio-environmental responsibility; verify the participation of students in the actions carried out and analyze the effects generated in the benefited communities. Social actions and projects focused on the theme of social and environmental responsibility were identified in all the universities compared, however
in some the degree of involvement of students and the external community is
minimal, as in the case of the public universities analyzed, while in private colleges the The involvement of the academic and external community, in general, is much greater and continuous. The impact generated in the communities is noticeable through the social responsibility actions developed by the institutions, especially by the CEUMA University, ISL Wyden and Faculdade Pitágoras, which include the active participation of their students in the actions promoted, maximizing the role of practical learning and civic training.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, E.A. Dimensões da Responsabilidade Social da Empresa: uma abordagem desenvolvida a partir da visão de Bowen. Revista de Administração, [s.l.], v.38, n.1, p. 37-45, jan./mar. 2003.

ASHLEY, Patrícia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Políticas para desenvolvimento sustentável. In: BRASIL. Art. 11. Competências da secretaria de política para o desenvolvimento sustentável. Brasília, 2001.

BRUNDTLAND, G.H. (Coord.). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

CABESTRÉ, Sonia Aparecida; GRAZIADEI, Tânia Maria; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 7, n. 13, 2008.

CALDERON, A. I. Responsabilidade social: desafios à gestão universitária. Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Brasília, v. 23, n. 34, p. 13-28, 2005.

COSTA, M.; COHEN, I.; SCHAEFFER, R. Social Features of Energy Production and Use in Brazil: goals for a sustainable energy future. Natural Resources Forum. n.31, p.11-20, 2007.

CEUMA. Resíduos sólidos e limpeza da orla de São Luís atraem alunos a favor da consciência ecológica. Disponível em: <https://www.extranet.ceuma.br/novoportal/universidade/noticias/residuos-solidos-e-limpeza-da-orla-de-sao-luis-atraem-alunos-a-favor-da-consciencia-ecologica>. Acesso em: 15 out. 2019.

CEUMA. Semana Nacional da Responsabilidade Social reforça agenda no Colégio Marista. Disponível em: <https://www.extranet.ceuma.br/novoportal/universidade/noticias/semana-nacional-da-responsabilidade-social-reforca-agenda-no-colegio-marista>. Acesso em: 15 out. 2019.

FACULDADE PITÁGORAS. Responsabilidade social. Disponível em: <https://www.faculdadepitagoras.com.br/Paginas/Responsabilidade-Social.aspx>. Acesso em: 14 out. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2002.

FILHO, Natalino Salgado et al. Plano de Logística Sustentável UFMA 2014, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.

JABBOUR, C.J.C.; SANTOS, F.C.A. Integrando Gestão de Recursos Humanos e Gestão Ambiental na Empresa. In: ENCONTRO DA ANPAD,30., 2006, Salvador. Anais… Salvador: ANPAD, 2006.

KROTON. Responsabilidade social. Disponível em:

<http://www.mzweb.com.br/kroton2010/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=32823> Acesso em: 14 out. 2019.

LIMA, Samuel Caldas Carvalho de. Resíduos sólidos na UFMA: um estudo sobre a realidade atual sob a ótica dos gestores de unidade. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Energia e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.

MACEDO, A. R. O papel social da universidade. Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Brasília, v. 23, n. 34, p. 7-12, 2005.

NASCIMENTO, F. Gestão Socioambiental Estratégica: a percepção de executivos de pequenas e médias empresas americanas. In: ENCONTRO DA ANPAD, 29., 2005, Brasília. Anais... Brasília: ANPAD, 2005. CD-ROM.

RIBAS, José Roberto et al. Integração de ações na Gestão Sustentável. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 23, n. 2, p. 31-57, 2017.

SOU UNDB. Apresentação. Disponível em: <http://sou.undb.edu.br/sobre/apresentacao?utm_source=direto>. Acesso em: 16 out. 2019.

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2002.

TELES, Camila Duarte et al. Uma proposta para avaliação da sustentabilidade socioambiental utilizando suporte analítico e gráfico. Prod., São Paulo, v. 26, n. 2, p. 417-429, June 2016.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio; KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade e gestão ambiental. 2 ed. atual. São Paulo: Atlas: 2008.

UNESCO/IBAMA. Educação para um futuro sustentável: uma visão transdisciplinar para ações compartilhadas. Brasília: Ed. IBAMA, 1999.

UNDB. Pedagogia e responsabilidade social. Disponível em: < http://sou.undb.edu.br/noticia/pedagogia-e-responsabilidade-social-32?utm_source=direto>. Acesso em: 15 out. 2019.

WYDEN. Indo bem fazendo o bem. Disponível em: <https://www.wyden.com.br/responsabilidade-social>. Acesso em: 15 out. 2019.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

MELO, Mayara Régia Sousa de.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: uma comparação entre instituições de ensino superior = SOCIO-ENVIRONMENTAL RESPONSIBILITY: a comparison between higher education institutions
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 2, p. 63–87, 30 dic. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/16936. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos